Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo. |
id |
UNESP-15_7a14f16eefe259ea31ac9f38611bae17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6993 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o temaEducação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade.Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/699310.21723/riaee.v12.n1.6993Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-1191982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993/6254Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro Alves de Carvalho, IgorSouza Rocha, Tânia ReginaBorges Rocha, Marcelo2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6993Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
title |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
spellingShingle |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema Leandro Alves de Carvalho, Igor Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade. |
title_short |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
title_full |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
title_fullStr |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
title_full_unstemmed |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
title_sort |
Os sete saberes necessários à educação do futuro: reflexões e um novo olhar sobre o tema |
author |
Leandro Alves de Carvalho, Igor |
author_facet |
Leandro Alves de Carvalho, Igor Souza Rocha, Tânia Regina Borges Rocha, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Souza Rocha, Tânia Regina Borges Rocha, Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro Alves de Carvalho, Igor Souza Rocha, Tânia Regina Borges Rocha, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade. |
topic |
Educação. Ensinar. Saberes. Cidadania. Humanidade. |
description |
Este artigo tem o propósito de reescrever as contribuições consensuais das personalidades universitárias nacionais e internacionais acerca das ideias de Edgar Morin que elegeu os sete saberes necessários à educação do futuro. Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, natureza transdisciplinar, relações e justiça sociais, preservação ambiental, os princípios e contradições do conhecimentosão temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação transformadora dos seres humanos e do mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993 10.21723/riaee.v12.n1.6993 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.6993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6993/6254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 103-119 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853536378880 |