A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Ângela Barbato
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo.
id UNESP-15_9b28345b49b76970db146faa281a991c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da práticaO objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43310.21723/riaee.v1i1.433Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 72-93Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 72-931982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433/313Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria Ângela BarbatoSarti, Hilda Lúcia Cerminaro2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
title A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
spellingShingle A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
Carneiro, Maria Ângela Barbato
title_short A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
title_full A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
title_fullStr A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
title_full_unstemmed A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
title_sort A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
author Carneiro, Maria Ângela Barbato
author_facet Carneiro, Maria Ângela Barbato
Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro
author_role author
author2 Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Ângela Barbato
Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro
description O objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433
10.21723/riaee.v1i1.433
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i1.433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 72-93
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 72-93
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852140724224