A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo. |
id |
UNESP-15_9b28345b49b76970db146faa281a991c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da práticaO objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43310.21723/riaee.v1i1.433Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 72-93Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 72-931982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433/313Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria Ângela BarbatoSarti, Hilda Lúcia Cerminaro2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/433Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
title |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
spellingShingle |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática Carneiro, Maria Ângela Barbato |
title_short |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
title_full |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
title_fullStr |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
title_full_unstemmed |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
title_sort |
A capacitação dos professores tutores no programa pec-formação universitária através dos desafios da prática |
author |
Carneiro, Maria Ângela Barbato |
author_facet |
Carneiro, Maria Ângela Barbato Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro |
author_role |
author |
author2 |
Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Ângela Barbato Sarti, Hilda Lúcia Cerminaro |
description |
O objetivo deste trabalho foi identificar, entre os professores tutores do PEC- Formação Universitária, os desafios encontrados na prática e detectar os desafios por ele provocados.Para alcançar este objetivo se utilizou uma metodologia qualitativa baseada no registro de depoimentos e entrevistas. O trabalho desenvolveu-se em três etapas. A primeira consistiu no registro da declaração dos sujeitos obtidos durante as três primeiras reuniões mensais do projeto. A segunda teve a coordenação atuando como apoio através de reuniões ocorridas nos diversos locais de trabalho. A terceira etapa se concretizou por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar quais os problemas ainda se mantinham, as soluções encontradas e os avanços conseguidos. Verificou-se, no final, que os sujeitos haviam aprendido a utilizar novos espaços de aprendizagem além de terem se preparado melhor através do aprofundamento de estudos e do trabalho em grupo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433 10.21723/riaee.v1i1.433 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v1i1.433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/433/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 72-93 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 72-93 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v1i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852140724224 |