Direitos humanos, processos interacionais e vivência escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v4i2.2774 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2774 |
Resumo: | Este trabalho propõe entender as tensões e conflitos provenientes da diversidade cultural existente no âmbito da escola, especialmente, como são tratadas as diversas formas de diferenças e compreender como tais problemas contribuem para a diminuição do desempenho curricular dos alunos. Possui como objetivo geral, realizar ações que contemplem um conjunto de atores sociais que vivenciam o ambiente escolar, tendo como meta a tomada de consciência e a mudança de atitudes por parte destes no que diz respeito à problemática social da discriminação e do preconceito no ambiente escolar. Tem como objetivo específico a produção de material para-didático através da participação dos/as alunos/as e professores/as da escola pública juntamente com a equipe de graduandos (as) da Unesp sobre tipos de preconceitos presentes na escola e possíveis soluções referentes ao respeito à diversidade e diferenças em relação ao Outro. Para seu desenvolvimento utiliza-se uma revisão bibliográfica de livros e artigos sobre o tema discriminação e preconceitos e uma pesquisa de campo a qual está baseada nos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação, que inclui a coleta de dados através de questionários, entrevistas, debates e gravações em áudio. Com tais procedimentos tem-se como meta auxiliar e estimular os agentes integrantes da escola a trabalharem e refletirem sobre a temática da discriminação e do preconceito, evitando assim, através da tomada de consciência e do respeito à alteridade e aos direitos humanos, possíveis exclusões, segregações e desenvolvimento de traumas no ambiente escolar. |
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Direitos humanos, processos interacionais e vivência escolarEste trabalho propõe entender as tensões e conflitos provenientes da diversidade cultural existente no âmbito da escola, especialmente, como são tratadas as diversas formas de diferenças e compreender como tais problemas contribuem para a diminuição do desempenho curricular dos alunos. Possui como objetivo geral, realizar ações que contemplem um conjunto de atores sociais que vivenciam o ambiente escolar, tendo como meta a tomada de consciência e a mudança de atitudes por parte destes no que diz respeito à problemática social da discriminação e do preconceito no ambiente escolar. Tem como objetivo específico a produção de material para-didático através da participação dos/as alunos/as e professores/as da escola pública juntamente com a equipe de graduandos (as) da Unesp sobre tipos de preconceitos presentes na escola e possíveis soluções referentes ao respeito à diversidade e diferenças em relação ao Outro. Para seu desenvolvimento utiliza-se uma revisão bibliográfica de livros e artigos sobre o tema discriminação e preconceitos e uma pesquisa de campo a qual está baseada nos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação, que inclui a coleta de dados através de questionários, entrevistas, debates e gravações em áudio. Com tais procedimentos tem-se como meta auxiliar e estimular os agentes integrantes da escola a trabalharem e refletirem sobre a temática da discriminação e do preconceito, evitando assim, através da tomada de consciência e do respeito à alteridade e aos direitos humanos, possíveis exclusões, segregações e desenvolvimento de traumas no ambiente escolar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/277410.21723/riaee.v4i2.2774Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 217-226Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 217-2261982-55872446-860610.21723/riaee.v4i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2774/2510Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Dora I. P. daInforsato, Edson do C.Conceição, Jéssica G.Soler, A. S.Barbosa, Ligia M. B.Sörensen, Sheiva A.2017-11-07T19:53:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2774Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:53:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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