Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramori, Patricia Moralis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941
Resumo: O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.
id UNESP-15_b57d99b27cd9be0a295bb790c503567e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8941
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativaEducação especialInclusão escolarExperiência de aprendizagem mediadaFormação de professoresConsultoria colaborativa.O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/894110.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-10471982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941/5884Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaramori, Patricia Moralis2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8941Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
title Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
spellingShingle Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
Caramori, Patricia Moralis
Educação especial
Inclusão escolar
Experiência de aprendizagem mediada
Formação de professores
Consultoria colaborativa.
title_short Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
title_full Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
title_fullStr Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
title_full_unstemmed Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
title_sort Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
author Caramori, Patricia Moralis
author_facet Caramori, Patricia Moralis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramori, Patricia Moralis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Experiência de aprendizagem mediada
Formação de professores
Consultoria colaborativa.
topic Educação especial
Inclusão escolar
Experiência de aprendizagem mediada
Formação de professores
Consultoria colaborativa.
description O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941
10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941/5884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854990753792