Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941 |
Resumo: | O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça. |
id |
UNESP-15_b57d99b27cd9be0a295bb790c503567e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8941 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativaEducação especialInclusão escolarExperiência de aprendizagem mediadaFormação de professoresConsultoria colaborativa.O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/894110.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-10471982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941/5884Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaramori, Patricia Moralis2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8941Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
title |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
spellingShingle |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa Caramori, Patricia Moralis Educação especial Inclusão escolar Experiência de aprendizagem mediada Formação de professores Consultoria colaborativa. |
title_short |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
title_full |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
title_fullStr |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
title_full_unstemmed |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
title_sort |
Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa |
author |
Caramori, Patricia Moralis |
author_facet |
Caramori, Patricia Moralis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramori, Patricia Moralis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão escolar Experiência de aprendizagem mediada Formação de professores Consultoria colaborativa. |
topic |
Educação especial Inclusão escolar Experiência de aprendizagem mediada Formação de professores Consultoria colaborativa. |
description |
O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941 10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941/5884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 1034-1047 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854990753792 |