O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936 |
Resumo: | Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência. |
id |
UNESP-15_b5cdfb9b5265076cf9bf8a762a79f3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8936 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental IInclusão EscolarEnsino Fundamental IDeficiência IntelectualProfissão Docente.Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893610.21723/riaee.v11.esp2.p956-968Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-9681982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936/5879Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgado, Camila LourençoFiscarelli, Silvio Henrique2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8936Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
title |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
spellingShingle |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I Morgado, Camila Lourenço Inclusão Escolar Ensino Fundamental I Deficiência Intelectual Profissão Docente. |
title_short |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
title_full |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
title_fullStr |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
title_sort |
O processo de inclusão de uma aluna deficiente intelectual em uma escola comum do ensino fundamental I |
author |
Morgado, Camila Lourenço |
author_facet |
Morgado, Camila Lourenço Fiscarelli, Silvio Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Fiscarelli, Silvio Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Camila Lourenço Fiscarelli, Silvio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Escolar Ensino Fundamental I Deficiência Intelectual Profissão Docente. |
topic |
Inclusão Escolar Ensino Fundamental I Deficiência Intelectual Profissão Docente. |
description |
Diante das políticas educacionais que preconizam uma educação inclusiva que respeite e valorize todos os alunos, independentemente de suas características individuais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por um professor de escola comum que atua com um aluno com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Para tanto utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, como procedimento metodológico o Estudo de Caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O objetivo foi analisar as concepções por parte do professor acerca da profissão docente, da inclusão, o auxílio por parte da equipe gestora e do AEE, concepção de aprendizagem do aluno com deficiência e o contato com a família. Os dados mostraram que muitos avanços foram alcançados no âmbito legal no que diz respeito a inclusão dos alunos com deficiência na escola comum, porém a realidade da sala de aula ainda é bastante precária, o que dificulta a inclusão efetiva dos alunos com deficiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936 10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p956-968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8936/5879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 956-968 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854982365184 |