Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842 |
Resumo: | O artigo relata investigação que teve por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre a redução da maioridade penal evocadas pelos atores sociais que compõem a Rede de Proteção de crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve 143 participantes, sendo 84% mulheres e 16% homens. Os dados foram colhidos mediante a utilização de um protocolo que continha questões de identificação e uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Redução da Maioridade Penal. Para o tratamento dos dados obtidos pela evocação livre, utilizou-se o programa computacional EVOC e para o tratamento dos dados obtidos com as demais questões procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as representações sociais sobre redução da maioridade penal estruturam-se em torno dos elementos Educação, Responsabilidade, Família, Direito e Injustiça. Os sujeitos da pesquisa consideram as propostas de mudança da idade relacionada à maioridade penal como uma injustiça para com a criança e para com o adolescente e que o Estado não está priorizando políticas públicas adequadas para a resolução dos problemas que afetam os jovens brasileiros. |
id |
UNESP-15_c33a3fe39e433ab957e6c5ab07b37ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7842 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteçãoEducação. Representações Sociais. Maioridade Penal. Rede de Proteção.O artigo relata investigação que teve por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre a redução da maioridade penal evocadas pelos atores sociais que compõem a Rede de Proteção de crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve 143 participantes, sendo 84% mulheres e 16% homens. Os dados foram colhidos mediante a utilização de um protocolo que continha questões de identificação e uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Redução da Maioridade Penal. Para o tratamento dos dados obtidos pela evocação livre, utilizou-se o programa computacional EVOC e para o tratamento dos dados obtidos com as demais questões procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as representações sociais sobre redução da maioridade penal estruturam-se em torno dos elementos Educação, Responsabilidade, Família, Direito e Injustiça. Os sujeitos da pesquisa consideram as propostas de mudança da idade relacionada à maioridade penal como uma injustiça para com a criança e para com o adolescente e que o Estado não está priorizando políticas públicas adequadas para a resolução dos problemas que afetam os jovens brasileiros.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/784210.21723/riaee.v12.n1.7842Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 70-89Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 70-891982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842/6252Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHickmann, Adolfo AntonioAsinelli-Luz, AraciTeixeira, Edival SebastiãoHickmann, Girlane Moura2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7842Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
title |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
spellingShingle |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção Hickmann, Adolfo Antonio Educação. Representações Sociais. Maioridade Penal. Rede de Proteção. |
title_short |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
title_full |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
title_fullStr |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
title_full_unstemmed |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
title_sort |
Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção |
author |
Hickmann, Adolfo Antonio |
author_facet |
Hickmann, Adolfo Antonio Asinelli-Luz, Araci Teixeira, Edival Sebastião Hickmann, Girlane Moura |
author_role |
author |
author2 |
Asinelli-Luz, Araci Teixeira, Edival Sebastião Hickmann, Girlane Moura |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hickmann, Adolfo Antonio Asinelli-Luz, Araci Teixeira, Edival Sebastião Hickmann, Girlane Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Representações Sociais. Maioridade Penal. Rede de Proteção. |
topic |
Educação. Representações Sociais. Maioridade Penal. Rede de Proteção. |
description |
O artigo relata investigação que teve por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre a redução da maioridade penal evocadas pelos atores sociais que compõem a Rede de Proteção de crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve 143 participantes, sendo 84% mulheres e 16% homens. Os dados foram colhidos mediante a utilização de um protocolo que continha questões de identificação e uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Redução da Maioridade Penal. Para o tratamento dos dados obtidos pela evocação livre, utilizou-se o programa computacional EVOC e para o tratamento dos dados obtidos com as demais questões procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as representações sociais sobre redução da maioridade penal estruturam-se em torno dos elementos Educação, Responsabilidade, Família, Direito e Injustiça. Os sujeitos da pesquisa consideram as propostas de mudança da idade relacionada à maioridade penal como uma injustiça para com a criança e para com o adolescente e que o Estado não está priorizando políticas públicas adequadas para a resolução dos problemas que afetam os jovens brasileiros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842 10.21723/riaee.v12.n1.7842 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.7842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842/6252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 70-89 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 70-89 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853984120832 |