Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529 |
Resumo: | O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional. |
id |
UNESP-15_d665efac48eeb4fd2665d2ea497cbe01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7529 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidadeO artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/752910.21723/riaee.v10i2.7529Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-4441982-55872446-860610.21723/riaee.v10i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529/5397Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHahn, Fábio AndréGiovanni, Adaiane2017-11-09T12:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7529Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
title |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
spellingShingle |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade Hahn, Fábio André |
title_short |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
title_full |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
title_fullStr |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
title_sort |
Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade |
author |
Hahn, Fábio André |
author_facet |
Hahn, Fábio André Giovanni, Adaiane |
author_role |
author |
author2 |
Giovanni, Adaiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hahn, Fábio André Giovanni, Adaiane |
description |
O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529 10.21723/riaee.v10i2.7529 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i2.7529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529/5397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853921206272 |