Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falsarella, Ana Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483
Resumo: Este texto trata da formação continuada em serviço dos profissionais da educação, em especial dos professores, como um dos aspectos das políticas educacionais em vigor no Brasil relacionado à questão da descentralização e da gestão democrática. Entende a formação continuada em serviço como intrinsecamente relacionada à socialização docente na profissão e a escola como o lócus privilegiado para que ela ocorra no que tange à elaboração coletiva, implementação e avaliação do projeto pedagógico, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96). Levanta a questão da influência da cultura educacional na prática docente. Destaca o papel da equipe gestora da escola no desenvolvimento de um clima de trabalho colaborativo e solidário, no planejamento da formação e na articulação das ações. Aborda ainda pontos de referência para a elaboração do projeto e finaliza com sugestão de itens sobre o que é importante constar no documento, isto é, no registro do projeto da escola.
id UNESP-15_eada043f446a476629626526e3390369
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6483
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escolaEste texto trata da formação continuada em serviço dos profissionais da educação, em especial dos professores, como um dos aspectos das políticas educacionais em vigor no Brasil relacionado à questão da descentralização e da gestão democrática. Entende a formação continuada em serviço como intrinsecamente relacionada à socialização docente na profissão e a escola como o lócus privilegiado para que ela ocorra no que tange à elaboração coletiva, implementação e avaliação do projeto pedagógico, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96). Levanta a questão da influência da cultura educacional na prática docente. Destaca o papel da equipe gestora da escola no desenvolvimento de um clima de trabalho colaborativo e solidário, no planejamento da formação e na articulação das ações. Aborda ainda pontos de referência para a elaboração do projeto e finaliza com sugestão de itens sobre o que é importante constar no documento, isto é, no registro do projeto da escola.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/648310.21723/riaee.v8i1.6483Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 191-207Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 191-2071982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483/4792Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalsarella, Ana Maria2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6483Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
title Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
spellingShingle Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
Falsarella, Ana Maria
title_short Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
title_full Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
title_fullStr Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
title_full_unstemmed Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
title_sort Formação continuada de professores e elaboração do projeto pedagógico da escola
author Falsarella, Ana Maria
author_facet Falsarella, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falsarella, Ana Maria
description Este texto trata da formação continuada em serviço dos profissionais da educação, em especial dos professores, como um dos aspectos das políticas educacionais em vigor no Brasil relacionado à questão da descentralização e da gestão democrática. Entende a formação continuada em serviço como intrinsecamente relacionada à socialização docente na profissão e a escola como o lócus privilegiado para que ela ocorra no que tange à elaboração coletiva, implementação e avaliação do projeto pedagógico, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394/96). Levanta a questão da influência da cultura educacional na prática docente. Destaca o papel da equipe gestora da escola no desenvolvimento de um clima de trabalho colaborativo e solidário, no planejamento da formação e na articulação das ações. Aborda ainda pontos de referência para a elaboração do projeto e finaliza com sugestão de itens sobre o que é importante constar no documento, isto é, no registro do projeto da escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483
10.21723/riaee.v8i1.6483
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6483/4792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 191-207
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 191-207
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853156794368