Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937 |
Resumo: | Este estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II. |
id |
UNESP-15_f9fc4a757b63f2c5bd62a0d435be861e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8937 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comumInclusão escolarTrabalho pedagógicoEducação especialEste estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893710.21723/riaee.v11.esp2.p969-985Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-9851982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937/5880Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, José Adnilton de OliveiraCarneiro, Relma Urel Carbone2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8937Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
title |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
spellingShingle |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum Ferreira, José Adnilton de Oliveira Inclusão escolar Trabalho pedagógico Educação especial |
title_short |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
title_full |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
title_fullStr |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
title_sort |
Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum |
author |
Ferreira, José Adnilton de Oliveira |
author_facet |
Ferreira, José Adnilton de Oliveira Carneiro, Relma Urel Carbone |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Relma Urel Carbone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, José Adnilton de Oliveira Carneiro, Relma Urel Carbone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Trabalho pedagógico Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Trabalho pedagógico Educação especial |
description |
Este estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937 10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937/5880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854983413760 |