Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Hungaro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dallabrida, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222
Resumo: Pierre Faure, jesuíta francês, elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica a partir de diversas matrizes escolanovistas. A sua referência como educador percorreu mundo afora, sendo o Brasil um dos países em que sua proposta foi reconhecida pelos que buscavam tonificar a posição católica no campo escolar brasileiro. Um dos difusores das suas ideias foi o boletim SERVIR, criada pela Associação de Educação Católica (AEC). O objetivo deste artigo é compreender a circulação dos artigos de Pierre Faure na revista SERVIR, entre 1952 e 1963, anos da primeira e última publicação do padre neste boletim. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de circulação proposto por Roger Chartier (1992) entendido como uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas. Até o momento, é possível afirmar que Faure abriu o diálogo para as possibilidades de convergência do trabalho em sala de aula com o catolicismo e escolanovismo. 
id UNESP-18_0d83ab13b76977c11de08f28408d0dc0
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/1222
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista ServirHistória da Educação. Pedagogia Nova. Educação Nova Católica.Pierre Faure; Intelectual Católico; Educação Nova Católica; Circulação de Modelos Pedagógicos; Periódico Educacional.Pierre Faure, jesuíta francês, elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica a partir de diversas matrizes escolanovistas. A sua referência como educador percorreu mundo afora, sendo o Brasil um dos países em que sua proposta foi reconhecida pelos que buscavam tonificar a posição católica no campo escolar brasileiro. Um dos difusores das suas ideias foi o boletim SERVIR, criada pela Associação de Educação Católica (AEC). O objetivo deste artigo é compreender a circulação dos artigos de Pierre Faure na revista SERVIR, entre 1952 e 1963, anos da primeira e última publicação do padre neste boletim. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de circulação proposto por Roger Chartier (1992) entendido como uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas. Até o momento, é possível afirmar que Faure abriu o diálogo para as possibilidades de convergência do trabalho em sala de aula com o catolicismo e escolanovismo. Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaSilva, Daniele HungaroDallabrida, Norberto2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-1911808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222/1189Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T12:38:39Zoai:ojs.cedap:article/1222Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-12-16T12:38:39Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
title Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
spellingShingle Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
Silva, Daniele Hungaro
História da Educação. Pedagogia Nova. Educação Nova Católica.
Pierre Faure; Intelectual Católico; Educação Nova Católica; Circulação de Modelos Pedagógicos; Periódico Educacional.
title_short Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
title_full Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
title_fullStr Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
title_full_unstemmed Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
title_sort Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir
author Silva, Daniele Hungaro
author_facet Silva, Daniele Hungaro
Dallabrida, Norberto
author_role author
author2 Dallabrida, Norberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Hungaro
Dallabrida, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação. Pedagogia Nova. Educação Nova Católica.
Pierre Faure; Intelectual Católico; Educação Nova Católica; Circulação de Modelos Pedagógicos; Periódico Educacional.
topic História da Educação. Pedagogia Nova. Educação Nova Católica.
Pierre Faure; Intelectual Católico; Educação Nova Católica; Circulação de Modelos Pedagógicos; Periódico Educacional.
description Pierre Faure, jesuíta francês, elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica a partir de diversas matrizes escolanovistas. A sua referência como educador percorreu mundo afora, sendo o Brasil um dos países em que sua proposta foi reconhecida pelos que buscavam tonificar a posição católica no campo escolar brasileiro. Um dos difusores das suas ideias foi o boletim SERVIR, criada pela Associação de Educação Católica (AEC). O objetivo deste artigo é compreender a circulação dos artigos de Pierre Faure na revista SERVIR, entre 1952 e 1963, anos da primeira e última publicação do padre neste boletim. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de circulação proposto por Roger Chartier (1992) entendido como uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas. Até o momento, é possível afirmar que Faure abriu o diálogo para as possibilidades de convergência do trabalho em sala de aula com o catolicismo e escolanovismo. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1222/1189
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191
Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 175-191
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215747932192768