Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarini,Cassiano Rezende
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida,Maria José P. M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.
id UNESP-22_00de6b6edb65fd4ac9b89170d86aa295
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000200299
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quânticaEnsino de físicaFísica moderna e contemporâneaEnsino médioLeituraDivulgação científicaAnálise do discursoResumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160020003info:eu-repo/semantics/openAccessPagliarini,Cassiano RezendeAlmeida,Maria José P. M. depor2016-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000200299Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:58.406969Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
title Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
spellingShingle Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
Pagliarini,Cassiano Rezende
Ensino de física
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Leitura
Divulgação científica
Análise do discurso
title_short Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
title_full Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
title_fullStr Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
title_full_unstemmed Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
title_sort Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
author Pagliarini,Cassiano Rezende
author_facet Pagliarini,Cassiano Rezende
Almeida,Maria José P. M. de
author_role author
author2 Almeida,Maria José P. M. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarini,Cassiano Rezende
Almeida,Maria José P. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Leitura
Divulgação científica
Análise do discurso
topic Ensino de física
Física moderna e contemporânea
Ensino médio
Leitura
Divulgação científica
Análise do discurso
description Resumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160020003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957568868352