Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos. |
id |
UNESP-22_00de6b6edb65fd4ac9b89170d86aa295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000200299 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quânticaEnsino de físicaFísica moderna e contemporâneaEnsino médioLeituraDivulgação científicaAnálise do discursoResumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160020003info:eu-repo/semantics/openAccessPagliarini,Cassiano RezendeAlmeida,Maria José P. M. depor2016-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000200299Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:58.406969Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
title |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
spellingShingle |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica Pagliarini,Cassiano Rezende Ensino de física Física moderna e contemporânea Ensino médio Leitura Divulgação científica Análise do discurso |
title_short |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
title_full |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
title_fullStr |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
title_full_unstemmed |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
title_sort |
Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica |
author |
Pagliarini,Cassiano Rezende |
author_facet |
Pagliarini,Cassiano Rezende Almeida,Maria José P. M. de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Maria José P. M. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pagliarini,Cassiano Rezende Almeida,Maria José P. M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Física moderna e contemporânea Ensino médio Leitura Divulgação científica Análise do discurso |
topic |
Ensino de física Física moderna e contemporânea Ensino médio Leitura Divulgação científica Análise do discurso |
description |
Resumo O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160020003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957568868352 |