Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica. |
id |
UNESP-22_d158ecfb2ed73ac120ddf5113bcbc6e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132009000200005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivasFísica moderna e contemporâneaFormação de professores de FísicaEnsino MédioO presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000200005info:eu-repo/semantics/openAccessRezende Junior,Mikael FrankCruz,Frederico Firmo de Souzapor2009-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:35.088792Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
title |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
spellingShingle |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas Rezende Junior,Mikael Frank Física moderna e contemporânea Formação de professores de Física Ensino Médio |
title_short |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
title_full |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
title_fullStr |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
title_sort |
Física moderna e contemporânea na formação de licenciandos em física: necessidades, conflitos e perspectivas |
author |
Rezende Junior,Mikael Frank |
author_facet |
Rezende Junior,Mikael Frank Cruz,Frederico Firmo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cruz,Frederico Firmo de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Junior,Mikael Frank Cruz,Frederico Firmo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física moderna e contemporânea Formação de professores de Física Ensino Médio |
topic |
Física moderna e contemporânea Formação de professores de Física Ensino Médio |
description |
O presente artigo tem como objetivo promover uma discussão sobre as perspectivas de licenciandos em Física quanto à introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, contrapondo a formação inicial desses licenciandos e a realidade escolar vivida por eles enquanto estagiários e/ou docentes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em três instituições públicas de Ensino Superior, duas no estado de Santa Catarina e uma no estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 a 2007. Os resultados deste trabalho sugerem a ampliação da discussão sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, sobretudo no âmbito da formação inicial no que tange à transposição de conteúdos e metodologias do Ensino Superior para a escola básica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132009000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.2 2009 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955803066368 |