A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011 |
Resumo: | A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática. |
id |
UNESP-22_021ad26fd0471b7cbc0a4fb0344bbd77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132007000300011 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docênciaFormação docenteProfessor aspiranteProfessor atuante'Base de conhecimentos para o ensino'Ensino de CiênciasA presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000300011info:eu-repo/semantics/openAccessLonghini,Marcos DanielHartwig,Dácio Rodneypor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000300011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:31.554784Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
title |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
spellingShingle |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência Longhini,Marcos Daniel Formação docente Professor aspirante Professor atuante 'Base de conhecimentos para o ensino' Ensino de Ciências |
title_short |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
title_full |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
title_fullStr |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
title_full_unstemmed |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
title_sort |
A interação entre os conhecimentos de um professor atuante e de um aspirante como subsídio para a aprendizagem da docência |
author |
Longhini,Marcos Daniel |
author_facet |
Longhini,Marcos Daniel Hartwig,Dácio Rodney |
author_role |
author |
author2 |
Hartwig,Dácio Rodney |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longhini,Marcos Daniel Hartwig,Dácio Rodney |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Professor aspirante Professor atuante 'Base de conhecimentos para o ensino' Ensino de Ciências |
topic |
Formação docente Professor aspirante Professor atuante 'Base de conhecimentos para o ensino' Ensino de Ciências |
description |
A presente pesquisa traz alguns resultados obtidos com base em um processo de parceria entre um professor com experiência profissional docente e um professor aspirante, tendo o pesquisador como mediador. Toma-se, como eixo para análise, a 'base de conhecimentos para o ensino' de Shulman (1987), e como contexto para coleta dos dados, a elaboração, implementação e análise de um conjunto de aulas de Ciências dedicadas às séries iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a justaposição de professores não garante a troca de todo e quaisquer tipos de conhecimentos, até mesmo porque, dependendo do momento profissional em que o docente se encontra, são diferentes suas necessidades e a forma como se interpreta e dá significado à sua prática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132007000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.3 2007 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955724423168 |