A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200015 |
Resumo: | O crescente uso de imagens nos mais variados contextos torna proeminente a investigação sobre multimodalidade e suas possíveis aplicações à educação. Nesse sentido, optamos por investigar em que medida os textos multimodais de popularização científica são adequados para promover a melhoria do ensino de ciências para crianças. Investigamos a seção 'Ecologia e Meio Ambiente' do sítio Ciência Hoje das Crianças, do Instituto Ciência Hoje. Nos textos analisados, constatamos que as imagens estão permitindo a visualização de conceitos, fenômenos, eventos, elementos e/ou seres não familiares aos alunos, cumprindo, assim, duas funções básicas: a de aproximar o leitor dos conhecimentos científicos expressos verbalmente e a de ilustrar a explicação científica dada por meio da linguagem verbal. Fica evidente, ainda, que a leitura multimodal é demandada como habilidade prévia para que o leitor possa extrair, de forma bem-sucedida, as informações contidas nestes textos. |
id |
UNESP-22_1795d93737f4a6c8df437442b1974fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000200015 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para criançasLinguagemTextoImagemMultimodalidadeEnsino de ciências para criançasO crescente uso de imagens nos mais variados contextos torna proeminente a investigação sobre multimodalidade e suas possíveis aplicações à educação. Nesse sentido, optamos por investigar em que medida os textos multimodais de popularização científica são adequados para promover a melhoria do ensino de ciências para crianças. Investigamos a seção 'Ecologia e Meio Ambiente' do sítio Ciência Hoje das Crianças, do Instituto Ciência Hoje. Nos textos analisados, constatamos que as imagens estão permitindo a visualização de conceitos, fenômenos, eventos, elementos e/ou seres não familiares aos alunos, cumprindo, assim, duas funções básicas: a de aproximar o leitor dos conhecimentos científicos expressos verbalmente e a de ilustrar a explicação científica dada por meio da linguagem verbal. Fica evidente, ainda, que a leitura multimodal é demandada como habilidade prévia para que o leitor possa extrair, de forma bem-sucedida, as informações contidas nestes textos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200015Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200015info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Andrea GarcezTerrazan,Eduardo Adolfopor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:41.053553Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
title |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
spellingShingle |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças Pereira,Andrea Garcez Linguagem Texto Imagem Multimodalidade Ensino de ciências para crianças |
title_short |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
title_full |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
title_fullStr |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
title_sort |
A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças |
author |
Pereira,Andrea Garcez |
author_facet |
Pereira,Andrea Garcez Terrazan,Eduardo Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Terrazan,Eduardo Adolfo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Andrea Garcez Terrazan,Eduardo Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Texto Imagem Multimodalidade Ensino de ciências para crianças |
topic |
Linguagem Texto Imagem Multimodalidade Ensino de ciências para crianças |
description |
O crescente uso de imagens nos mais variados contextos torna proeminente a investigação sobre multimodalidade e suas possíveis aplicações à educação. Nesse sentido, optamos por investigar em que medida os textos multimodais de popularização científica são adequados para promover a melhoria do ensino de ciências para crianças. Investigamos a seção 'Ecologia e Meio Ambiente' do sítio Ciência Hoje das Crianças, do Instituto Ciência Hoje. Nos textos analisados, constatamos que as imagens estão permitindo a visualização de conceitos, fenômenos, eventos, elementos e/ou seres não familiares aos alunos, cumprindo, assim, duas funções básicas: a de aproximar o leitor dos conhecimentos científicos expressos verbalmente e a de ilustrar a explicação científica dada por meio da linguagem verbal. Fica evidente, ainda, que a leitura multimodal é demandada como habilidade prévia para que o leitor possa extrair, de forma bem-sucedida, as informações contidas nestes textos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956199428096 |