Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Leonardo Maciel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marandino,Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015
Resumo: O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.
id UNESP-22_350e302e02c949203cb6f5f9dd041e36
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000200015
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiroTeatro científicoEducação em ciênciasDivulgação científicaPopularização da ciênciaAlfabetização científicaO teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150020015info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Leonardo MacielMarandino,Marthapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:55.572466Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
title Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
spellingShingle Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
Moreira,Leonardo Maciel
Teatro científico
Educação em ciências
Divulgação científica
Popularização da ciência
Alfabetização científica
title_short Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
title_full Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
title_fullStr Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
title_full_unstemmed Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
title_sort Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro
author Moreira,Leonardo Maciel
author_facet Moreira,Leonardo Maciel
Marandino,Martha
author_role author
author2 Marandino,Martha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Leonardo Maciel
Marandino,Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro científico
Educação em ciências
Divulgação científica
Popularização da ciência
Alfabetização científica
topic Teatro científico
Educação em ciências
Divulgação científica
Popularização da ciência
Alfabetização científica
description O teatro de temática científica ainda é um fenômeno recente no Brasil. Ele se configura como um tipo de teatro que se propõe favorecer a divulgação e a educação científica. Apesar de não existirem muitas pesquisas acadêmicas sobre esse tema, o teatro de temática científica tem sido uma prática de professores da Educação Básica e Superior, bem como de instâncias não formais de educação. Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sistematizada do teatro de temática científica, visando à educação em ciências. Para isso, será problematizado o termo teatro de temática científica, explicitando sua definição e sua articulação com alcance de uma alfabetização científica. Ao final, são enunciados grupos e projetos no Brasil que realizam esse tipo de atividade, focalizando suas produções e propostas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150020015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957497565184