Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato,Teresa
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Greca,Ileana María
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010
Resumo: A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais.
id UNESP-22_65c1f6b9bd39a471d0460727198acfb3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132005000100010
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino MédioCurrículos (C)Teoria Quântica (TQ)Ensino Secundário (ES)A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100010info:eu-repo/semantics/openAccessLobato,TeresaGreca,Ileana Maríapor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.855246Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
title Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
spellingShingle Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
Lobato,Teresa
Currículos (C)
Teoria Quântica (TQ)
Ensino Secundário (ES)
title_short Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
title_full Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
title_fullStr Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
title_full_unstemmed Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
title_sort Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
author Lobato,Teresa
author_facet Lobato,Teresa
Greca,Ileana María
author_role author
author2 Greca,Ileana María
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato,Teresa
Greca,Ileana María
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos (C)
Teoria Quântica (TQ)
Ensino Secundário (ES)
topic Currículos (C)
Teoria Quântica (TQ)
Ensino Secundário (ES)
description A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132005000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955313381376