Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010 |
Resumo: | A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais. |
id |
UNESP-22_65c1f6b9bd39a471d0460727198acfb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132005000100010 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino MédioCurrículos (C)Teoria Quântica (TQ)Ensino Secundário (ES)A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132005000100010info:eu-repo/semantics/openAccessLobato,TeresaGreca,Ileana Maríapor2009-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132005000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:26.855246Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
title |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
spellingShingle |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio Lobato,Teresa Currículos (C) Teoria Quântica (TQ) Ensino Secundário (ES) |
title_short |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
title_full |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
title_fullStr |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
title_sort |
Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio |
author |
Lobato,Teresa |
author_facet |
Lobato,Teresa Greca,Ileana María |
author_role |
author |
author2 |
Greca,Ileana María |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato,Teresa Greca,Ileana María |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos (C) Teoria Quântica (TQ) Ensino Secundário (ES) |
topic |
Currículos (C) Teoria Quântica (TQ) Ensino Secundário (ES) |
description |
A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132005000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.11 n.1 2005 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955313381376 |