O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011 |
Resumo: | Estudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina. |
id |
UNESP-22_72401eecb68758a56036b7f3b74fc1fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000100011 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantesEnsino em saúdeMetodologias ativas de aprendizagemInovações pedagógicasEnsino de graduaçãoEstudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100011info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Maria PaulaCerqueiraRibeiro,Victoria MariaBrantMonteiro,Dilva MartinsLeher,Elizabeth Menezes TeixeiraLouzada,Rita de Cássia Ramospor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.119602Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
title |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
spellingShingle |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes Gomes,Maria PaulaCerqueira Ensino em saúde Metodologias ativas de aprendizagem Inovações pedagógicas Ensino de graduação |
title_short |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
title_full |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
title_fullStr |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
title_full_unstemmed |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
title_sort |
O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes |
author |
Gomes,Maria PaulaCerqueira |
author_facet |
Gomes,Maria PaulaCerqueira Ribeiro,Victoria MariaBrant Monteiro,Dilva Martins Leher,Elizabeth Menezes Teixeira Louzada,Rita de Cássia Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Victoria MariaBrant Monteiro,Dilva Martins Leher,Elizabeth Menezes Teixeira Louzada,Rita de Cássia Ramos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Maria PaulaCerqueira Ribeiro,Victoria MariaBrant Monteiro,Dilva Martins Leher,Elizabeth Menezes Teixeira Louzada,Rita de Cássia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em saúde Metodologias ativas de aprendizagem Inovações pedagógicas Ensino de graduação |
topic |
Ensino em saúde Metodologias ativas de aprendizagem Inovações pedagógicas Ensino de graduação |
description |
Estudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956108201984 |