O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Maria PaulaCerqueira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro,Victoria MariaBrant, Monteiro,Dilva Martins, Leher,Elizabeth Menezes Teixeira, Louzada,Rita de Cássia Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011
Resumo: Estudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.
id UNESP-22_72401eecb68758a56036b7f3b74fc1fd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000100011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantesEnsino em saúdeMetodologias ativas de aprendizagemInovações pedagógicasEnsino de graduaçãoEstudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100011info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Maria PaulaCerqueiraRibeiro,Victoria MariaBrantMonteiro,Dilva MartinsLeher,Elizabeth Menezes TeixeiraLouzada,Rita de Cássia Ramospor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.119602Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
title O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
spellingShingle O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
Gomes,Maria PaulaCerqueira
Ensino em saúde
Metodologias ativas de aprendizagem
Inovações pedagógicas
Ensino de graduação
title_short O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
title_full O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
title_fullStr O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
title_full_unstemmed O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
title_sort O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes
author Gomes,Maria PaulaCerqueira
author_facet Gomes,Maria PaulaCerqueira
Ribeiro,Victoria MariaBrant
Monteiro,Dilva Martins
Leher,Elizabeth Menezes Teixeira
Louzada,Rita de Cássia Ramos
author_role author
author2 Ribeiro,Victoria MariaBrant
Monteiro,Dilva Martins
Leher,Elizabeth Menezes Teixeira
Louzada,Rita de Cássia Ramos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Maria PaulaCerqueira
Ribeiro,Victoria MariaBrant
Monteiro,Dilva Martins
Leher,Elizabeth Menezes Teixeira
Louzada,Rita de Cássia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino em saúde
Metodologias ativas de aprendizagem
Inovações pedagógicas
Ensino de graduação
topic Ensino em saúde
Metodologias ativas de aprendizagem
Inovações pedagógicas
Ensino de graduação
description Estudo de caso sobre uma inovação proposta no âmbito do ensino das ciências sociais e da saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja relevância se evidencia pela aproximação dos segmentos ensino e serviço, e pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de graduação. Foram analisados cinquenta questionários que correspondem a 100% do universo pesquisado, preenchidos ao término do curso pelos estudantes que cursaram a disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental no primeiro semestre de 2007. O estudo busca identificar a eficácia do método adotado e da articulação com a rede de assistência no alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956108201984