TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa. |
id |
UNIVASF-1_715bd09a8ba3e71938051caa6a896d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1385 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIORgraduaçãoaprendizagemmetodologia de ensinoO objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 150-1702177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385/1135Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodinho Soares, RenataVilanova Ilha, PhillipCopetti, Jaqueline2022-03-30T12:01:50Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1385Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-03-30T12:01:50Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR Godinho Soares, Renata graduação aprendizagem metodologia de ensino |
title_short |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
TEMAS TRANSVERSAIS E METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Godinho Soares, Renata |
author_facet |
Godinho Soares, Renata Vilanova Ilha, Phillip Copetti, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Vilanova Ilha, Phillip Copetti, Jaqueline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho Soares, Renata Vilanova Ilha, Phillip Copetti, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
graduação aprendizagem metodologia de ensino |
topic |
graduação aprendizagem metodologia de ensino |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de discentes do 7º semestre de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a efetividade de uma proposta de ensino com a metodologia da problematização com o arco de Maguerez, bem como o entendimento destes sobre os Temas Transversais (TT). Participaram da pesquisa 23 estudantes matriculados em uma disciplina optativa. Para o desenvolvimento das atividades, utilizou-se a estrutura de investigação do SQA (Sei, Quero saber, Aprendi) para a avaliação de conhecimento prévio, o que esperavam aprender e, ao final, o que realmente aprenderam; bem como ao longo da proposta apoiou-se sobre a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez. Ainda, o enfoque das aulas se deu a partir dos TT e sua abordagem na Educação Física escolar, assim a turma foi dividida em seis grupos, sendo que estes deveriam criar situações reais e problemas a resolver contemplando cada um dos TT. Na percepção dos discentes a disciplina proporcionou conhecimento adequado e a aprendizagem foi mais significativa. Destaca-se que o significado e a importância dos TT e sua abordagem nas aulas de Educação Física foi compreendida com sucesso, ressaltando que a formação inicial de professores, tendo como base a utilização de metodologias ativas no seu processo, pode ser um grande potencial para uma aprendizagem mais significativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1385/1135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 26 (2021): Edição Regular; 150-170 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489122054144 |