Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palácio,Maria Augusta Vasconcelos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Struchiner,Miriam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413
Resumo: Resumo O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.
id UNESP-22_72f98a9082928227e589a1141469728b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000200413
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúdeEnsino superiorEnsino da saúdeAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaResumo O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160020009info:eu-repo/semantics/openAccessPalácio,Maria Augusta VasconcelosStruchiner,Miriampor2016-06-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000200413Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:58.737547Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
title Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
spellingShingle Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
Palácio,Maria Augusta Vasconcelos
Ensino superior
Ensino da saúde
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
title_short Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
title_full Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
title_fullStr Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
title_full_unstemmed Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
title_sort Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde
author Palácio,Maria Augusta Vasconcelos
author_facet Palácio,Maria Augusta Vasconcelos
Struchiner,Miriam
author_role author
author2 Struchiner,Miriam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palácio,Maria Augusta Vasconcelos
Struchiner,Miriam
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino da saúde
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
topic Ensino superior
Ensino da saúde
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
description Resumo O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160020009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.2 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957577256960