Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007 |
Resumo: | Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa. |
id |
UNESP-22_75ee5c57b62688cabf770822218f022d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000100007 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geralAtividades experimentaisAtividades computacionaisEletromagnetismoEnsino de físicaEnsino SuperiorDidáticaInvestigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100007info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles,Pedro Fernando TeixeiraAraujo,Ives SolanoVeit,Eliane Angelapor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.323314Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
spellingShingle |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral Dorneles,Pedro Fernando Teixeira Atividades experimentais Atividades computacionais Eletromagnetismo Ensino de física Ensino Superior Didática |
title_short |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_full |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_fullStr |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_full_unstemmed |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_sort |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
author |
Dorneles,Pedro Fernando Teixeira |
author_facet |
Dorneles,Pedro Fernando Teixeira Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles,Pedro Fernando Teixeira Araujo,Ives Solano Veit,Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Atividades computacionais Eletromagnetismo Ensino de física Ensino Superior Didática |
topic |
Atividades experimentais Atividades computacionais Eletromagnetismo Ensino de física Ensino Superior Didática |
description |
Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956565381120 |