Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchini,Lilian Giacomini Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100255
Resumo: Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a presença da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Ivinhema, MS, principalmente, sua relação com os conteúdos curriculares. O estudo, que envolveu professores, foi realizado por meio de entrevistas e os dados obtidos foram analisados e organizados em categorias. Os resultados demonstram que, apesar da metodologia de projetos não ter sido citada pelos participantes, o trabalho com a EA nas disciplinas não apresenta outra organização metodológica e os professores não conseguiram relacioná-la com os conteúdos curriculares, nem quais seriam estes e como deveriam ser tratados. Diante disso, reforçamos a necessidade de discutir a EA enquanto atividade nuclear do currículo, repensando-o de forma crítica, de modo que a apropriação dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento possibilite ao educando aprofundar sua compreensão da realidade socioambiental, tendo a sua transformação como objetivo.
id UNESP-22_78153e1e2bd93d95d1eea7ff98683093
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100255
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-CríticaEducação ambientalEscola públicaConteúdo curricularPedagogia histórico-críticaResumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a presença da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Ivinhema, MS, principalmente, sua relação com os conteúdos curriculares. O estudo, que envolveu professores, foi realizado por meio de entrevistas e os dados obtidos foram analisados e organizados em categorias. Os resultados demonstram que, apesar da metodologia de projetos não ter sido citada pelos participantes, o trabalho com a EA nas disciplinas não apresenta outra organização metodológica e os professores não conseguiram relacioná-la com os conteúdos curriculares, nem quais seriam estes e como deveriam ser tratados. Diante disso, reforçamos a necessidade de discutir a EA enquanto atividade nuclear do currículo, repensando-o de forma crítica, de modo que a apropriação dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento possibilite ao educando aprofundar sua compreensão da realidade socioambiental, tendo a sua transformação como objetivo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100255Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210057info:eu-repo/semantics/openAccessZucchini,Lilian Giacomini Cruzpor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100255Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.628115Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
title Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
spellingShingle Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Zucchini,Lilian Giacomini Cruz
Educação ambiental
Escola pública
Conteúdo curricular
Pedagogia histórico-crítica
title_short Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
title_fullStr Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
title_full_unstemmed Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
title_sort Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
author Zucchini,Lilian Giacomini Cruz
author_facet Zucchini,Lilian Giacomini Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucchini,Lilian Giacomini Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Escola pública
Conteúdo curricular
Pedagogia histórico-crítica
topic Educação ambiental
Escola pública
Conteúdo curricular
Pedagogia histórico-crítica
description Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar, à luz da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a presença da Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Ivinhema, MS, principalmente, sua relação com os conteúdos curriculares. O estudo, que envolveu professores, foi realizado por meio de entrevistas e os dados obtidos foram analisados e organizados em categorias. Os resultados demonstram que, apesar da metodologia de projetos não ter sido citada pelos participantes, o trabalho com a EA nas disciplinas não apresenta outra organização metodológica e os professores não conseguiram relacioná-la com os conteúdos curriculares, nem quais seriam estes e como deveriam ser tratados. Diante disso, reforçamos a necessidade de discutir a EA enquanto atividade nuclear do currículo, repensando-o de forma crítica, de modo que a apropriação dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento possibilite ao educando aprofundar sua compreensão da realidade socioambiental, tendo a sua transformação como objetivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100255
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959203598336