A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prochazka,Luana de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Franzolin,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100111
Resumo: Resumo O tratamento da genética humana no ensino de genética pode ter por objetivo aproximar o assunto da realidade do aluno e ilustrar que os mecanismos gênicos não são exclusivos de outras espécies. Sendo os livros didáticos um dos principais recursos utilizados na escola, esta pesquisa teve por objetivo verificar quais características humanas são mencionadas nos livros didáticos brasileiros e como são abordadas, propiciando ou não ao aluno a compreensão da complexidade da expressão de suas características. Foram analisados livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, quantificando as características humanas citadas e categorizando-as de acordo com o seu modo de tratamento. Os resultados demonstram que as características são menos priorizadas dentro dos livros didáticos; são em sua maioria descritas como monogênicas; e estão pouco relacionadas com informações sobre a influência do ambiente em sua expressão, podendo propiciar uma visão determinista da genética.
id UNESP-22_7d495a103e0c7a3c8389d564586eb972
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000100111
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genéticoDeterminismo genéticoEnsino de biologiaGenética humanaLivro didáticoPrograma Nacional do Livro DidáticoResumo O tratamento da genética humana no ensino de genética pode ter por objetivo aproximar o assunto da realidade do aluno e ilustrar que os mecanismos gênicos não são exclusivos de outras espécies. Sendo os livros didáticos um dos principais recursos utilizados na escola, esta pesquisa teve por objetivo verificar quais características humanas são mencionadas nos livros didáticos brasileiros e como são abordadas, propiciando ou não ao aluno a compreensão da complexidade da expressão de suas características. Foram analisados livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, quantificando as características humanas citadas e categorizando-as de acordo com o seu modo de tratamento. Os resultados demonstram que as características são menos priorizadas dentro dos livros didáticos; são em sua maioria descritas como monogênicas; e estão pouco relacionadas com informações sobre a influência do ambiente em sua expressão, podendo propiciar uma visão determinista da genética.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100111Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180010008info:eu-repo/semantics/openAccessProchazka,Luana de SouzaFranzolin,Fernandapor2018-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000100111Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:04.927784Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
title A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
spellingShingle A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
Prochazka,Luana de Souza
Determinismo genético
Ensino de biologia
Genética humana
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
title_short A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
title_full A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
title_fullStr A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
title_full_unstemmed A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
title_sort A genética humana nos livros didáticos brasileiros e o determinismo genético
author Prochazka,Luana de Souza
author_facet Prochazka,Luana de Souza
Franzolin,Fernanda
author_role author
author2 Franzolin,Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prochazka,Luana de Souza
Franzolin,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Determinismo genético
Ensino de biologia
Genética humana
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
topic Determinismo genético
Ensino de biologia
Genética humana
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
description Resumo O tratamento da genética humana no ensino de genética pode ter por objetivo aproximar o assunto da realidade do aluno e ilustrar que os mecanismos gênicos não são exclusivos de outras espécies. Sendo os livros didáticos um dos principais recursos utilizados na escola, esta pesquisa teve por objetivo verificar quais características humanas são mencionadas nos livros didáticos brasileiros e como são abordadas, propiciando ou não ao aluno a compreensão da complexidade da expressão de suas características. Foram analisados livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, quantificando as características humanas citadas e categorizando-as de acordo com o seu modo de tratamento. Os resultados demonstram que as características são menos priorizadas dentro dos livros didáticos; são em sua maioria descritas como monogênicas; e estão pouco relacionadas com informações sobre a influência do ambiente em sua expressão, podendo propiciar uma visão determinista da genética.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100111
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180010008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.1 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957989347328