Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Adriano de Melo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009
Resumo: Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.
id UNESP-22_81bb57737200511a38ffcd4d7dffa9bc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132008000200009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciênciasAracnídeos peçonhentosEnsino de CiênciasLivros didáticosUm dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.2 2008reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132008000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Adriano de MeloSoares,Cynthia Aparecida Arossa Alvespor2008-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132008000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:32.923376Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
title Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
spellingShingle Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
Ferreira,Adriano de Melo
Aracnídeos peçonhentos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
title_short Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
title_full Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
title_fullStr Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
title_sort Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
author Ferreira,Adriano de Melo
author_facet Ferreira,Adriano de Melo
Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves
author_role author
author2 Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Adriano de Melo
Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aracnídeos peçonhentos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
topic Aracnídeos peçonhentos
Ensino de Ciências
Livros didáticos
description Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132008000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.2 2008
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955754831872