Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009 |
Resumo: | Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências. |
id |
UNESP-22_81bb57737200511a38ffcd4d7dffa9bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132008000200009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciênciasAracnídeos peçonhentosEnsino de CiênciasLivros didáticosUm dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.2 2008reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132008000200009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Adriano de MeloSoares,Cynthia Aparecida Arossa Alvespor2008-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132008000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:32.923376Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
title |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
spellingShingle |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências Ferreira,Adriano de Melo Aracnídeos peçonhentos Ensino de Ciências Livros didáticos |
title_short |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
title_full |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
title_fullStr |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
title_full_unstemmed |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
title_sort |
Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências |
author |
Ferreira,Adriano de Melo |
author_facet |
Ferreira,Adriano de Melo Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Adriano de Melo Soares,Cynthia Aparecida Arossa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aracnídeos peçonhentos Ensino de Ciências Livros didáticos |
topic |
Aracnídeos peçonhentos Ensino de Ciências Livros didáticos |
description |
Um dos principais fatores responsáveis pela ocorrência de acidentes com aracnídeos peçonhentos é a falta de conhecimento da população sobre a biologia desses animais, bem como sobre a prevenção de acidentes. No caso do Ensino Fu ndamental, essas informações geralmente são abordadas nos livros de sexta série. Portanto, é muito importante que as informações contidas nos mesmos sejam suficientes e corretas, podendo contribuir para evitar que a integridade física do estudante seja prejudicada. Analisamos livros de Ciências aprovados pelo PNLD 2005 e verificamos que, mesmo após uma avaliação criteriosa por uma equipe de especialistas do MEC, estas obras ainda apresentam erros e insuficiências, exigindo dos professores uma análise mais crítica e detalhada das obras que serão escolhidas para suas aulas de Ciências. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132008000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.2 2008 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955754831872 |