Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Caroline Barroncas de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonzaga,Amarildo Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300013
Resumo: Pesquisa desenvolvida durante período de estágio de docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no 9º período do curso de licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: como contribuição para a consolidação da educação científica, que impactos um plano de ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se, prioritariamente, as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágio-pesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela pesquisa participante, consolidada a partir de um plano de ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Constatou-se que a formação do professor pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir no desenvolvimento da educação científica, em processos de formação de professores.
id UNESP-22_8822e6e3ec6fcd36aec2ff9f23a0a767
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciaisFormação de professoresEducação em ciênciaPesquisaEstágioEnsino SuperiorPesquisa desenvolvida durante período de estágio de docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no 9º período do curso de licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: como contribuição para a consolidação da educação científica, que impactos um plano de ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se, prioritariamente, as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágio-pesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela pesquisa participante, consolidada a partir de um plano de ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Constatou-se que a formação do professor pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir no desenvolvimento da educação científica, em processos de formação de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300013Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300013info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Caroline Barroncas deGonzaga,Amarildo Menezespor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.579411Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
title Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
spellingShingle Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
Oliveira,Caroline Barroncas de
Formação de professores
Educação em ciência
Pesquisa
Estágio
Ensino Superior
title_short Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
title_full Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
title_fullStr Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
title_full_unstemmed Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
title_sort Professor pesquisador - educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais
author Oliveira,Caroline Barroncas de
author_facet Oliveira,Caroline Barroncas de
Gonzaga,Amarildo Menezes
author_role author
author2 Gonzaga,Amarildo Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Caroline Barroncas de
Gonzaga,Amarildo Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação em ciência
Pesquisa
Estágio
Ensino Superior
topic Formação de professores
Educação em ciência
Pesquisa
Estágio
Ensino Superior
description Pesquisa desenvolvida durante período de estágio de docência, na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II, no 9º período do curso de licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, centrada no seguinte problema de investigação: como contribuição para a consolidação da educação científica, que impactos um plano de ação pode gerar na formação de professores para os anos iniciais, considerando-se, prioritariamente, as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador centrada na articulação entre estágio-pesquisa? Os fundamentos do percurso metodológico foram subsidiados pela pesquisa participante, consolidada a partir de um plano de ação, constituído de quatro fases: diagnóstico, elaboração, execução e avaliação. Constatou-se que a formação do professor pesquisador, quando ressignificada a partir da concepção do estágio com pesquisa, é uma alternativa inovadora e capaz de contribuir no desenvolvimento da educação científica, em processos de formação de professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956673384448