Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051 |
Resumo: | Resumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva. |
id |
UNESP-22_8f797ad7af2310dba6ce73c8a4969976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000100051 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexivaEnsino de químicaAlfabetização científicaEnsino por investigaçãoFormação inicial de professoresResumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170010004info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Lívia Maria RibeiroSuart,Rita de CássiaMarcondes,Maria Eunice Ribeiropor2017-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000100051Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:01.123435Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
spellingShingle |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva Rosa,Lívia Maria Ribeiro Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores |
title_short |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_full |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_fullStr |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_full_unstemmed |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
title_sort |
Regência e análise de uma sequência de aulas de química: contribuições para a formação inicial docente reflexiva |
author |
Rosa,Lívia Maria Ribeiro |
author_facet |
Rosa,Lívia Maria Ribeiro Suart,Rita de Cássia Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Suart,Rita de Cássia Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa,Lívia Maria Ribeiro Suart,Rita de Cássia Marcondes,Maria Eunice Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores |
topic |
Ensino de química Alfabetização científica Ensino por investigação Formação inicial de professores |
description |
Resumo: As propostas de ensino têm apontado para a necessidade de os professores atuarem como mediadores da construção do conhecimento pelos estudantes. Assim, é preciso inserir os futuros professores em contextos nos quais metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem possam ser criticamente refletidas, e, o Processo de Reflexão Orientada é uma proposta para que os licenciandos experimentem momentos de reflexão durante a elaboração e o desenvolvimento de ações relacionadas à futura prática docente. Neste sentido, este trabalho investigou as contribuições do processo de reflexão orientada na formação inicial de uma licencianda de Química, durante o desenvolvimento e a análise de uma sequência de aulas elaborada por ela, considerando a abordagem investigativa e para a promoção da alfabetização científica. Os resultados mostram que a licencianda conseguiu desenvolver sua prática considerando alguns aspectos investigativos, o que contribuiu para uma formação mais reflexiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170010004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957888684032 |