Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chinelli,Maura Ventura
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira,Marcus Vinícius da Silva, Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.
id UNESP-22_c6608da15a6ef20931dcfaaf76874d7f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000100002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciênciasConcepções dos professoresEnsino de ciênciasEpistemologiaNatureza da ciênciaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessChinelli,Maura VenturaFerreira,Marcus Vinícius da SilvaAguiar,Luiz Edmundo Vargas depor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:36.550108Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
title Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
spellingShingle Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
Chinelli,Maura Ventura
Concepções dos professores
Ensino de ciências
Epistemologia
Natureza da ciência
title_short Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
title_full Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
title_fullStr Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
title_full_unstemmed Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
title_sort Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências
author Chinelli,Maura Ventura
author_facet Chinelli,Maura Ventura
Ferreira,Marcus Vinícius da Silva
Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de
author_role author
author2 Ferreira,Marcus Vinícius da Silva
Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chinelli,Maura Ventura
Ferreira,Marcus Vinícius da Silva
Aguiar,Luiz Edmundo Vargas de
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções dos professores
Ensino de ciências
Epistemologia
Natureza da ciência
topic Concepções dos professores
Ensino de ciências
Epistemologia
Natureza da ciência
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955837669376