Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Maria Consuelo Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima,Raysa Myrelle Soares, Damião,Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400911
Resumo: Resumo: Este texto traz um estudo exploratório sobre concepções de práticas docentes no ensino de Física de professores brasileiros e portugueses em efetiva regência de classe, em escolas públicas da educação básica em São Luís (Maranhão, Brasil) e em Coimbra (Portugal). As concepções foram formalizadas a partir de entrevistas com esses professores e analisadas segundo noções da Análise de Discurso de origem francesa, considerando as condições desses professores para identificar aspectos que, por terem as implicações desejadas para a aprendizagem de seus alunos, consideram importantes no momento do planejamento de suas aulas. Os resultados das análises destacam que os discursos dos professores portugueses e brasileiros manifestam tendências ao uso de referenciais metodológicos de ensino, sem restrições a possibilidades de diferentes abordagens pedagógicas.
id UNESP-22_d3de7f4a8f6de4ce79a53f8354018e26
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000400911
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de FísicaConcepções de ensinoEnsino de FísicaFormação de professorBrasilPortugalResumo: Este texto traz um estudo exploratório sobre concepções de práticas docentes no ensino de Física de professores brasileiros e portugueses em efetiva regência de classe, em escolas públicas da educação básica em São Luís (Maranhão, Brasil) e em Coimbra (Portugal). As concepções foram formalizadas a partir de entrevistas com esses professores e analisadas segundo noções da Análise de Discurso de origem francesa, considerando as condições desses professores para identificar aspectos que, por terem as implicações desejadas para a aprendizagem de seus alunos, consideram importantes no momento do planejamento de suas aulas. Os resultados das análises destacam que os discursos dos professores portugueses e brasileiros manifestam tendências ao uso de referenciais metodológicos de ensino, sem restrições a possibilidades de diferentes abordagens pedagógicas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400911Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180040007info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Maria Consuelo AlvesLima,Raysa Myrelle SoaresDamião,Maria Helenapor2018-11-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000400911Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.499967Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
title Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
spellingShingle Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
Lima,Maria Consuelo Alves
Concepções de ensino
Ensino de Física
Formação de professor
Brasil
Portugal
title_short Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
title_full Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
title_fullStr Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
title_full_unstemmed Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
title_sort Concepções de professores de São Luís e de Coimbra em planejamento de aulas de Física
author Lima,Maria Consuelo Alves
author_facet Lima,Maria Consuelo Alves
Lima,Raysa Myrelle Soares
Damião,Maria Helena
author_role author
author2 Lima,Raysa Myrelle Soares
Damião,Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Maria Consuelo Alves
Lima,Raysa Myrelle Soares
Damião,Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de ensino
Ensino de Física
Formação de professor
Brasil
Portugal
topic Concepções de ensino
Ensino de Física
Formação de professor
Brasil
Portugal
description Resumo: Este texto traz um estudo exploratório sobre concepções de práticas docentes no ensino de Física de professores brasileiros e portugueses em efetiva regência de classe, em escolas públicas da educação básica em São Luís (Maranhão, Brasil) e em Coimbra (Portugal). As concepções foram formalizadas a partir de entrevistas com esses professores e analisadas segundo noções da Análise de Discurso de origem francesa, considerando as condições desses professores para identificar aspectos que, por terem as implicações desejadas para a aprendizagem de seus alunos, consideram importantes no momento do planejamento de suas aulas. Os resultados das análises destacam que os discursos dos professores portugueses e brasileiros manifestam tendências ao uso de referenciais metodológicos de ensino, sem restrições a possibilidades de diferentes abordagens pedagógicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400911
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180040007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.4 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958342717440