A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100009 |
Resumo: | Este artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores. |
id |
UNESP-22_dc84ee577a6de72e252101ce469491b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132002000100009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-açãoLeitura e escritaAlfabetização científicaEducação em CiênciasFormação ContinuadaInvestigação-açãoEste artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100009Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132002000100009info:eu-repo/semantics/openAccessBrandi,Arlete Terezinha EstevesGurgel,Célia Margutti do Amaralpor2012-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132002000100009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:22.092843Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
title |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
spellingShingle |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação Brandi,Arlete Terezinha Esteves Leitura e escrita Alfabetização científica Educação em Ciências Formação Continuada Investigação-ação |
title_short |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
title_full |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
title_fullStr |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
title_full_unstemmed |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
title_sort |
A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação |
author |
Brandi,Arlete Terezinha Esteves |
author_facet |
Brandi,Arlete Terezinha Esteves Gurgel,Célia Margutti do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Gurgel,Célia Margutti do Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandi,Arlete Terezinha Esteves Gurgel,Célia Margutti do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Alfabetização científica Educação em Ciências Formação Continuada Investigação-ação |
topic |
Leitura e escrita Alfabetização científica Educação em Ciências Formação Continuada Investigação-ação |
description |
Este artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132002000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.8 n.1 2002 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954919116800 |