A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros,Ana Luiza de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lopes,Cintia de Melo, Silva,Fabio Augusto Brandão da, Correa,Joane Mariela Miari, Pio,Jucelia Marisa, Torres,Naira de Oliveira, Pinto,Patricia Leal, Nogueira,Roberta Kelly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100006
Resumo: A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um ''contrato'' preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo ''receio'' de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
id UNESP-22_ec441ebc57ba2707d523182d070251ef
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000100006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMGEnsino SuperiorRelação professor e estudantesAfetividadeA sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um ''contrato'' preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo ''receio'' de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100006Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Ana Luiza deLopes,Cintia de MeloSilva,Fabio Augusto Brandão daCorrea,Joane Mariela MiariPio,Jucelia MarisaTorres,Naira de OliveiraPinto,Patricia LealNogueira,Roberta Kellypor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:36.807286Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
title A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
spellingShingle A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
Quadros,Ana Luiza de
Ensino Superior
Relação professor e estudantes
Afetividade
title_short A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
title_full A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
title_fullStr A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
title_full_unstemmed A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
title_sort A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG
author Quadros,Ana Luiza de
author_facet Quadros,Ana Luiza de
Lopes,Cintia de Melo
Silva,Fabio Augusto Brandão da
Correa,Joane Mariela Miari
Pio,Jucelia Marisa
Torres,Naira de Oliveira
Pinto,Patricia Leal
Nogueira,Roberta Kelly
author_role author
author2 Lopes,Cintia de Melo
Silva,Fabio Augusto Brandão da
Correa,Joane Mariela Miari
Pio,Jucelia Marisa
Torres,Naira de Oliveira
Pinto,Patricia Leal
Nogueira,Roberta Kelly
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros,Ana Luiza de
Lopes,Cintia de Melo
Silva,Fabio Augusto Brandão da
Correa,Joane Mariela Miari
Pio,Jucelia Marisa
Torres,Naira de Oliveira
Pinto,Patricia Leal
Nogueira,Roberta Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Relação professor e estudantes
Afetividade
topic Ensino Superior
Relação professor e estudantes
Afetividade
description A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um ''contrato'' preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo ''receio'' de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955841863680