Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Andréia Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Telarolli Júnior,Rodolpho, Monteiro,Maria Iolanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100012
Resumo: Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.
id UNESP-22_f24712a1bf93245a6e17a4d496555a28
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000100012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantilAlimentação escolarEducadoresEducação nutricionalNutrição infantilPesquisa qualitativaObjetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100012Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Andréia Cristina de AlmeidaTelarolli Júnior,RodolphoMonteiro,Maria Iolandapor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.175170Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
spellingShingle Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
Silva,Andréia Cristina de Almeida
Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
title_short Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_full Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_fullStr Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_full_unstemmed Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_sort Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
author Silva,Andréia Cristina de Almeida
author_facet Silva,Andréia Cristina de Almeida
Telarolli Júnior,Rodolpho
Monteiro,Maria Iolanda
author_role author
author2 Telarolli Júnior,Rodolpho
Monteiro,Maria Iolanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Andréia Cristina de Almeida
Telarolli Júnior,Rodolpho
Monteiro,Maria Iolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
topic Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
description Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956109250560