O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais. |
id |
UNESP-22_f4fe8a5263ce08ac7e1049e9cded0018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132008000100008 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"Química ambientalCamada de ozônioLinguagemDiscursoO objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.1 2008reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132008000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCirino,Marcelo MaiaSouza,Aguinaldo Robinson depor2008-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132008000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:32.081497Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
title |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
spellingShingle |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" Cirino,Marcelo Maia Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso |
title_short |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
title_full |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
title_fullStr |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
title_full_unstemmed |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
title_sort |
O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio" |
author |
Cirino,Marcelo Maia |
author_facet |
Cirino,Marcelo Maia Souza,Aguinaldo Robinson de |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Aguinaldo Robinson de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirino,Marcelo Maia Souza,Aguinaldo Robinson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso |
topic |
Química ambiental Camada de ozônio Linguagem Discurso |
description |
O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132008000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.14 n.1 2008 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955738054656 |