Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Queiroz,Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300003
Resumo: A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.
id UNESP-22_f6c155928799620352ce42c2ded5b5c6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000300003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduaçãoAnálise do discursoDivulgação científicaEnsino de químicaEnsino SuperiorA utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300003Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.3 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000300003info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Luciana Nobre de AbreuQueiroz,Salete Linharespor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000300003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:41.281254Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
title Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
spellingShingle Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
Análise do discurso
Divulgação científica
Ensino de química
Ensino Superior
title_short Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
title_full Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
title_fullStr Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
title_full_unstemmed Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
title_sort Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação
author Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
author_facet Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
Queiroz,Salete Linhares
author_role author
author2 Queiroz,Salete Linhares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Luciana Nobre de Abreu
Queiroz,Salete Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Divulgação científica
Ensino de química
Ensino Superior
topic Análise do discurso
Divulgação científica
Ensino de química
Ensino Superior
description A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.3 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956251856896