GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Marinice Souza Simon Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rozek, Marlene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290
Resumo: This article has the purpose to communicate the results of one of the stages of the research: the inclusion school in private institutions: challenges and possibilities of the managemen of presenting the analysis of academics productions - Theses of doctorate in Education - Doctorate indexed by CAPES and faced for the installation and management of inclusive projects in private schools. For this does a systematic review based on floating readings from 2006 to 2016. Along the research of titles, around one thousand theses, was found a significant number of works that presented the inclusion school, exploring the different number of angles of the subject, like formation of teachers, teaching activities in inclusive contexts, challenges of inclusive proposal, management of inclusive processes with prominent of the study of inclusive policies. The referred readings present few subsidies for the theoretical reference which come to help the arising of new movements, that give opportunity to facing of the challenges relating to the construction and to the management of inclusive processes in the school circle.
id UNESP-28_1eab5baa323ac30b4d671e8a98d0130b
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8290
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016Educação Inclusiva. Gestão da Inclusão. TransformaçãoInclusive Education. Management of Inclusion. TransformationThis article has the purpose to communicate the results of one of the stages of the research: the inclusion school in private institutions: challenges and possibilities of the managemen of presenting the analysis of academics productions - Theses of doctorate in Education - Doctorate indexed by CAPES and faced for the installation and management of inclusive projects in private schools. For this does a systematic review based on floating readings from 2006 to 2016. Along the research of titles, around one thousand theses, was found a significant number of works that presented the inclusion school, exploring the different number of angles of the subject, like formation of teachers, teaching activities in inclusive contexts, challenges of inclusive proposal, management of inclusive processes with prominent of the study of inclusive policies. The referred readings present few subsidies for the theoretical reference which come to help the arising of new movements, that give opportunity to facing of the challenges relating to the construction and to the management of inclusive processes in the school circle.Este artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma das etapas da pesquisa: desafios e possibilidades da gestão da inclusão escolar em instituições privadas, apresentando a análise de produções acadêmicas – Teses de Doutorado em Educação – indexadas pela CAPES e voltadas para a instalação e gestão de projetos inclusivos em escolas da rede privada. Para tanto, realiza uma revisão sistemática, com base em leitura flutuante, no período de 2006 a 2016. Ao longo da pesquisa de títulos, em torno de mil teses, foi encontrado um número significativo de trabalhos que apresentavam a inclusão escolar, explorando os mais diversos ângulos do assunto, como formação de professores, atividades docentes em contextos inclusivos, desafios da proposta inclusiva, gestão de processos inclusivos, com destaque para o estudo das políticas de inclusão. As referidas leituras apresentam poucos subsídios para a formulação de um referencial teórico que venha auxiliar o surgimento de novos movimentos, que ensejem o enfrentamento de desafios relativos à construção e à gestão de processos inclusivos no meio escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/829010.36311/2358-8845.2019.v6n1.12.p165Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 165-182Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 165-182Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 165-1822764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290/6008Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimon, Marinice Souza Simon SouzaRozek, Marlene2020-03-24T13:30:55Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8290Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:30:55Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
title GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
spellingShingle GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
Simon, Marinice Souza Simon Souza
Educação Inclusiva. Gestão da Inclusão. Transformação
Inclusive Education. Management of Inclusion. Transformation
title_short GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
title_full GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
title_fullStr GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
title_full_unstemmed GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
title_sort GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016
author Simon, Marinice Souza Simon Souza
author_facet Simon, Marinice Souza Simon Souza
Rozek, Marlene
author_role author
author2 Rozek, Marlene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Marinice Souza Simon Souza
Rozek, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Gestão da Inclusão. Transformação
Inclusive Education. Management of Inclusion. Transformation
topic Educação Inclusiva. Gestão da Inclusão. Transformação
Inclusive Education. Management of Inclusion. Transformation
description This article has the purpose to communicate the results of one of the stages of the research: the inclusion school in private institutions: challenges and possibilities of the managemen of presenting the analysis of academics productions - Theses of doctorate in Education - Doctorate indexed by CAPES and faced for the installation and management of inclusive projects in private schools. For this does a systematic review based on floating readings from 2006 to 2016. Along the research of titles, around one thousand theses, was found a significant number of works that presented the inclusion school, exploring the different number of angles of the subject, like formation of teachers, teaching activities in inclusive contexts, challenges of inclusive proposal, management of inclusive processes with prominent of the study of inclusive policies. The referred readings present few subsidies for the theoretical reference which come to help the arising of new movements, that give opportunity to facing of the challenges relating to the construction and to the management of inclusive processes in the school circle.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290
10.36311/2358-8845.2019.v6n1.12.p165
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.12.p165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290/6008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 165-182
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 165-182
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 165-182
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697171963904