The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165 |
Resumo: | Este artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional. |
id |
UNESP-2_54478b7d7cc962eaf171caaea691532f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/165 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.A relação empresa-universidade como ferramenta estratégica à gestão de aprendizagem organizacionalEste artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional.This article highlights aspects from the Company-University relationship, considering its impact and importance for an organization learning management. A bibliographical research was used to mention the main concepts of learning organization. It is concluded that the Company-University relationship, still incipient in Brazil, consists of a complex process, which consolidates itself through financial results, in which the government attemps to support this cooperation. For the companies to values the learning process, they must promote changes that encourage information and knowledge exchange for both involved parts. Keywords: Companies; Universities, Learning Organization.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/16510.15675/gepros.v0i3.165Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2007); Pag. 111984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165/113Salomon, Maria Fernanda BarbatoSilva, Carlos Eduardo Sanches dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:19:33Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:19:33GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. A relação empresa-universidade como ferramenta estratégica à gestão de aprendizagem organizacional |
title |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
spellingShingle |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. Salomon, Maria Fernanda Barbato |
title_short |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
title_full |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
title_fullStr |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
title_full_unstemmed |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
title_sort |
The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management. |
author |
Salomon, Maria Fernanda Barbato |
author_facet |
Salomon, Maria Fernanda Barbato Silva, Carlos Eduardo Sanches da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Eduardo Sanches da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomon, Maria Fernanda Barbato Silva, Carlos Eduardo Sanches da |
description |
Este artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165 10.15675/gepros.v0i3.165 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i3.165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2007); Pag. 11 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215695028387840 |