The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomon, Maria Fernanda Barbato
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Carlos Eduardo Sanches da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165
Resumo: Este artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional.
id UNESP-2_54478b7d7cc962eaf171caaea691532f
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/165
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.A relação empresa-universidade como ferramenta estratégica à gestão de aprendizagem organizacionalEste artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional.This article highlights aspects from the Company-University relationship, considering its impact and importance for an organization learning management. A bibliographical research was used to mention the main concepts of learning organization. It is concluded that the Company-University relationship, still incipient in Brazil, consists of a complex process, which consolidates itself through financial results, in which the government attemps to support this cooperation. For the companies to values the learning process, they must promote changes that encourage information and knowledge exchange for both involved parts. Keywords: Companies; Universities, Learning Organization.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/16510.15675/gepros.v0i3.165Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2007); Pag. 111984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165/113Salomon, Maria Fernanda BarbatoSilva, Carlos Eduardo Sanches dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:19:33Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:19:33GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
A relação empresa-universidade como ferramenta estratégica à gestão de aprendizagem organizacional
title The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
spellingShingle The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
Salomon, Maria Fernanda Barbato
title_short The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
title_full The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
title_fullStr The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
title_full_unstemmed The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
title_sort The company-university relationship as a strategic tool in organizational learning management.
author Salomon, Maria Fernanda Barbato
author_facet Salomon, Maria Fernanda Barbato
Silva, Carlos Eduardo Sanches da
author_role author
author2 Silva, Carlos Eduardo Sanches da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomon, Maria Fernanda Barbato
Silva, Carlos Eduardo Sanches da
description Este artigo destaca aspectos da relação empresa-universidade, considerando seu impacto e importância para uma gestão de aprendizagem organizacional. A metodologia empregada foi revisão bibliográfica, ao mencionar os principais conceitos de aprendizagem organizacional. Conclui-se que o relacionamento universidadeempresa, ainda incipiente no Brasil, consiste de um processo complexo, que se consolida através de resultados financeiros, onde o governo tem procurado apoiar estas cooperações. Para que as empresas valorizem o aprendizado, elas devem promover mudanças que incentivem a troca de informação e conhecimento para ambas as partes envolvidas. Palavras-chaves: Empresas; Universidades; Aprendizagem Organizacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165
10.15675/gepros.v0i3.165
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i3.165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/165/113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2007); Pag. 11
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215695028387840