Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniela Castro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pimenta, Márcio Lopes, Piato, Ederson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289
Resumo: Com  a  intensificação  da  concorrência  em  nível  mundial,  produzida,  principalmente,  pela  globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista.
id UNESP-2_ad6f266005a234673f91d51c6d2d8d8e
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/289
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América LatinaCom  a  intensificação  da  concorrência  em  nível  mundial,  produzida,  principalmente,  pela  globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/28910.15675/gepros.v0i2.289Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2010); 751984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/304https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1117https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1118https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1119https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1120Melo, Daniela CastroPimenta, Márcio LopesPiato, Ederson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-22T18:26:38Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/289Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-01-22T18:26:38GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
title Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
spellingShingle Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
Melo, Daniela Castro
title_short Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
title_full Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
title_fullStr Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
title_full_unstemmed Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
title_sort Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
author Melo, Daniela Castro
author_facet Melo, Daniela Castro
Pimenta, Márcio Lopes
Piato, Ederson Luiz
author_role author
author2 Pimenta, Márcio Lopes
Piato, Ederson Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniela Castro
Pimenta, Márcio Lopes
Piato, Ederson Luiz
description Com  a  intensificação  da  concorrência  em  nível  mundial,  produzida,  principalmente,  pela  globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289
10.15675/gepros.v0i2.289
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i2.289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/304
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1117
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1118
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1119
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2010); 75
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215695389097984