Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289 |
Resumo: | Com a intensificação da concorrência em nível mundial, produzida, principalmente, pela globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista. |
id |
UNESP-2_ad6f266005a234673f91d51c6d2d8d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/289 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América LatinaCom a intensificação da concorrência em nível mundial, produzida, principalmente, pela globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/28910.15675/gepros.v0i2.289Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2010); 751984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/304https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1117https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1118https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1119https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1120Melo, Daniela CastroPimenta, Márcio LopesPiato, Ederson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-22T18:26:38Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/289Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-01-22T18:26:38GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
title |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
spellingShingle |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina Melo, Daniela Castro |
title_short |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
title_full |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
title_fullStr |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
title_full_unstemmed |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
title_sort |
Processo de formulação de estratégias: o caso do maior grupo atacadista da América Latina |
author |
Melo, Daniela Castro |
author_facet |
Melo, Daniela Castro Pimenta, Márcio Lopes Piato, Ederson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Márcio Lopes Piato, Ederson Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Daniela Castro Pimenta, Márcio Lopes Piato, Ederson Luiz |
description |
Com a intensificação da concorrência em nível mundial, produzida, principalmente, pela globalização das economias, a arte de planejar passou a ser valorizada pelas organizações, principalmente pelo fato de que a construção de estratégias vitoriosas de mercado depende de planos bem estruturados e apoiados em informações eficazes. O processo de formulação de estratégias vem sendo discutido ao ,longo do tempo, por diversos autores, cada qual propondo modelos que têm o propósito de tornar mais fácil a sua compreensão e procurando também, mostrá-los em suas dimensões tanto estratégica como operacional. Este artigo investiga a forma pela qual as empresas de um grande grupo atacadista formulam e implementam estratégias e como é feita a avaliação da eficácia dela,s. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com executivos das empresas do grupo, observação direta e análise de documentos. Mesmo com grandes avanços no campo estratégico, foi observada a predominância das escolas de Design e de Planejamento devido, principalmente à utilização da análise SWOT e do aspecto formal do processo de formulação de estratégias, com seus prazos, cronogramas e metas.Palavras-chave: Formulação de Estratégia; Implementação de Estratégia; Grupo Atacadista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289 10.15675/gepros.v0i2.289 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v0i2.289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/304 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1117 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1118 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1119 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/289/1120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/pjpeg image/pjpeg image/pjpeg image/pjpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 2 (2010); 75 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215695389097984 |