Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Oliveira, Fernando Porfírio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Reis de Souza, Renata Laise, e Medeiros Júnior, Josué Vitor, Anez, Miguel Eduardo Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131
Resumo: A proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção.
id UNESP-2_b5718a2c0db45f0a88adce4b1ac34a5d
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/131
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduaçãoA proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção. This proposal develops methodological and didactic activities seeking the assimilation of the content taught in the classroom as well as at a distance, through the use of simulation software as a support tool to the teaching and learning practices. As a result, the systemic thinking is stimulated, making available not only the simulation itself – both in the classroom as well as at a distance – but also in a structure that enables the students to understand how the interrelations determine the behavior of organizational systems and/or how their decisions in specific parts of the system impact on other parts, in time and space. Taking it into consideration, one moves towards a pedagogic practice based on systemic education, in which the students cannot only assimilate concepts, but also interact with these concepts, question their assumptions and decisions – mainly in an experimentation exercise based on the construction and reconstruction of simulation models of a certain “reality” characterized by its dynamic complexity. The methodology is grounded on the modeling process of the organizational realities proposed by Sterman (2000). Keywords: System dynamics, business simulation, systemic education, system modeling, production engineering teaching.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/13110.15675/gepros.v0i1.131Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 431984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131/93Soares de Oliveira, Fernando PorfírioReis de Souza, Renata Laisee Medeiros Júnior, Josué VitorAnez, Miguel Eduardo Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:18:25Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/131Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:18:25GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
title Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
spellingShingle Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
Soares de Oliveira, Fernando Porfírio
title_short Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
title_full Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
title_fullStr Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
title_full_unstemmed Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
title_sort Aplicação da simulação empresarial no ensino da graduação
author Soares de Oliveira, Fernando Porfírio
author_facet Soares de Oliveira, Fernando Porfírio
Reis de Souza, Renata Laise
e Medeiros Júnior, Josué Vitor
Anez, Miguel Eduardo Moreno
author_role author
author2 Reis de Souza, Renata Laise
e Medeiros Júnior, Josué Vitor
Anez, Miguel Eduardo Moreno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de Oliveira, Fernando Porfírio
Reis de Souza, Renata Laise
e Medeiros Júnior, Josué Vitor
Anez, Miguel Eduardo Moreno
description A proposta desenvolve atividades didáticas metodológicas, em busca da fixação do conteúdo lecionado em sala de aula e a distância, através da utilização de softwares de simulação, como ferramenta de apoio ao ensinoaprendizagem. Conseqüentemente, busca-se estimular o pensamento sistêmico, disponibilizando não apenas a simulação em si, em sala de aula e/ou na educação a distância, mas numa estrutura que possibilite aos alunos entenderem como as inter-relações determinam o comportamento dos sistemas organizacionais e como suas decisões, em parte específicas do sistem,a impactam em outras partes, no tempo e no espaço. Com isso, caminha-se em direção a uma prática pedagógica baseada na educação sistêmica, em que alunos possam não apenas assimilar conceitos, mas interagir com estes conceitos, questionar seus pressupostos e decisões, principalmente num exercício de experimentação baseado na construção e reconstrução de modelos de simulação de uma determinada “realidade”, caracterizada pela complexidade dinâmica. A metodologia se sustenta no processo de modelagem das realidades organizacionais proposto em Sterman (2000). Palavras-chaves: dinâmica de sistemas, simulação empresarial, educação sistêmica, modelagem de sistemas, ensino de engenharia da produção.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131
10.15675/gepros.v0i1.131
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i1.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/131/93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2007); Pag. 43
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215694963376128