Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700 |
Resumo: | A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores. |
id |
UNESP-2_e8057eb4f93d310bef7bae24702c518e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1700 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHPA identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/170010.15675/gepros.v12i3.1700Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 1531984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/790https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1659https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1660Ulhoa, Túlio FígaroLima, Rafael Henrique PalmaOsiro, Lauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-01T09:44:54Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1700Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2017-09-01T09:44:54GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
title |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
spellingShingle |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP Ulhoa, Túlio Fígaro |
title_short |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
title_full |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
title_fullStr |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
title_full_unstemmed |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
title_sort |
Proposta de um método para identificação e medição da importância relativa das preferências dos clientes usando a abordagem fuzzy-AHP |
author |
Ulhoa, Túlio Fígaro |
author_facet |
Ulhoa, Túlio Fígaro Lima, Rafael Henrique Palma Osiro, Lauro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Rafael Henrique Palma Osiro, Lauro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ulhoa, Túlio Fígaro Lima, Rafael Henrique Palma Osiro, Lauro |
description |
A identificação das necessidades e preferências dos consumidores está intimamente ligada à percepção da qualidade dos produtos. Por isso, abordagens de desenvolvimento de produto como o QFD destacam a importância da identificação dos requisitos dos clientes para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos. Apesar disso, pouca ênfase é dada à forma como essas etapas iniciais devem ser realizadas. Portanto, este trabalho propõe um método dividido em três etapas para ajudar tanto na identificação de necessidades dos clientes como na medição da importância relativa dos aspectos considerados relevantes por potenciais consumidores, utilizando a abordagem Fuzzy-AHP. Uma aplicação piloto foi realizada no setor de fones de ouvido para ilustrar as etapas do método, o que possibilitou diversas reflexões práticas sobre a aplicabilidade do método e a forma como os dados podem ser analisados e empregados para a tomada de decisão. Além disso, o método Fuzzy-AHP se demonstrou eficaz em demonstrar a importância relativa das preferências dos consumidores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700 10.15675/gepros.v12i3.1700 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v12i3.1700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/790 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1659 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1700/1660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 12 n. 3 (2017); 153 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215697152802816 |