A argumentação da comunidade surda sobre a educação bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira da Silva Moraes, Fabiane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/249
Resumo: O trabalho objetiva compreender o processo argumentativo da comunidade surda sobre a educação bilíngue. Foram empregados os pressupostos teóricos de Perelman e Tyteca (1999), Reboul (2004) e Amossy (2007; 2011). O corpus é composto pelo Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Os resultados apontam que o orador possui competência reconhecida na área; o auditório é especializado e seu corpus de saber influenciou as escolhas semânticas, sintáticas e conceituais feitas pelo orador. Quanto as técnicas argumentativas foram empregados o argumento de autoridade, o pragmático, a comparação e a dissociação de noções.
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