Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Falange Miúda |
Texto Completo: | http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416 |
Resumo: | Esta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência. |
id |
UNESP-33_b03e99c32a13c2239430a1fdf888fda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.br536.teste.website:article/416 |
network_acronym_str |
UNESP-33 |
network_name_str |
Revista Falange Miúda |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integradorEsta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 43-622525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/514http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/515Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ANDERSON CRISTIANOMARFORI, MARIA APARECIDA2021-12-31T23:19:27Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/416Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-12-31T23:19:27Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
title |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
spellingShingle |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO |
title_short |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
title_full |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
title_fullStr |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
title_full_unstemmed |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
title_sort |
Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador |
author |
DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO |
author_facet |
DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO MARFORI, MARIA APARECIDA |
author_role |
author |
author2 |
MARFORI, MARIA APARECIDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO MARFORI, MARIA APARECIDA |
description |
Esta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416 |
url |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/514 http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 43-62 2525-5169 reponame:Revista Falange Miúda instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Falange Miúda |
collection |
Revista Falange Miúda |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br |
_version_ |
1782102752005980160 |