Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MARFORI, MARIA APARECIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Falange Miúda
Texto Completo: http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416
Resumo: Esta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência.
id UNESP-33_b03e99c32a13c2239430a1fdf888fda4
oai_identifier_str oai:ojs2.br536.teste.website:article/416
network_acronym_str UNESP-33
network_name_str Revista Falange Miúda
repository_id_str
spelling Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integradorEsta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência.Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 43-622525-5169reponame:Revista Falange Miúdainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/514http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/515Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúdahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ANDERSON CRISTIANOMARFORI, MARIA APARECIDA2021-12-31T23:19:27Zoai:ojs2.br536.teste.website:article/416Revistahttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refamiPUBhttp://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/oaicaobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br2525-51692525-5169opendoar:2021-12-31T23:19:27Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
title Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
spellingShingle Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO
title_short Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
title_full Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
title_fullStr Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
title_full_unstemmed Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
title_sort Livro didático: análise dialógica das capas do projeto integrador
author DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO
author_facet DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO
MARFORI, MARIA APARECIDA
author_role author
author2 MARFORI, MARIA APARECIDA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA, ANDERSON CRISTIANO
MARFORI, MARIA APARECIDA
description Esta investigação problematiza as relações dialógicas existentes entre as capas dos livros didáticos do Projeto Integrador – área de Linguagens, evidenciando os pontos de consonância e dissonância, bem como a relação com os diversos documentos educacionais parametrizadores. Com isso, justifica-se esta pesquisa pela atual mudança no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, entre as quais a inserção dos livros do Projeto Integrador para a escolha das escolas públicas. No mais, esta investigação tem como arcabouço teórico-metodológico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), na qual elencamos como categorias de análise o enunciado concreto e as relações dialógicas. Em termos organizacionais, este trabalho divide-se em três momentos: a) apresentação do novo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual iremos nos debruçar a respeito do edital, do Guia do Programa Nacional do Livro Didático Digital e outros documentos relacionados ao engendramento do corpus; b) síntese do aporte teórico, apresentando os conceitos-chave para as leituras e discussões; c) análise contrastiva das capas elencadas, tendo como base o viés dialógico da linguagem. Em nossas considerações finais, os elementos das capas analisadas foram organizados de maneira a persuadir e à indução da escolha, enunciando relações dialógicas consonantes aos documentos educacionais em vigência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416
url http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/514
http://www.falangemiuda.com.br/index.php/refami/article/view/416/515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos da Linguagem - Falange Miúda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv Falange Miúda - Revista de Estudos da Linguagem; v. 6 n. 2 (2021): Estudos Linguísticos e Literários; 43-62
2525-5169
reponame:Revista Falange Miúda
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Falange Miúda
collection Revista Falange Miúda
repository.name.fl_str_mv Revista Falange Miúda - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv caobenassi@hotmail.com contato@falangemiuda.com.br
_version_ 1782102752005980160