Reações afetivas em sala de aula: situação lúdica e tarefa escolar: situação lúdica e tarefa escolar
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5321 |
Resumo: | A epistemologia genética entende a afetividade como a energética da ação e o funcionamento da inteligência dependeria dela, constituindo dois aspectos inseparáveis da conduta. Avaliar a dimensão intelectual não impõe grandes desafios. No entanto, avaliar a dimensão afetiva sem-pre se evidenciam dificuldades por falta de indicadores empíricos para tal fim. Piaget, ao apre-sentar o método clínico, examina tipos de reações observadas durante o exame, podendo ser parâmetros de análise das condutas afetivas de crianças em contextos diferentes daqueles de situações de avaliação. O presente estudo teve como objetivo analisar as reações afetivas de crianças com dificuldade de aprendizagem em situações lúdicas e em tarefas escolares. Partici-param do estudo 12 escolares, sendo 6 com queixa de dificuldade de aprendizagem e seis com bom desempenho escolar, estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental I de uma escola muni-cipal do interior do estado de São Paulo. A idade dos participantes variou de 9 anos e 1 mês a 10 anos e 10 meses. As reações afetivas desses participantes foram observadas em contexto de sala de aula com a turma toda. Foram realizadas seis observações, divididas em dois momentos: atividades propostas pela professora e atividades lúdicas com jogos de regras. Os resultados evidenciaram diferenças de reações afetivas em ambos os grupos com predomínio de reações afetivas positivas nas crianças sem queixa de dificuldade de aprendizagem nas tarefas escolares e lúdicas e nas crianças com queixa predomínio de ausência de reações afetivas positivas apenas nas tarefas escolares. O estudo proporcionou refletir sobre a dimensão afetiva de forma mais ampla trazendo ao educador possibilidades de análise no contexto de sala de aula além de lhe proporcionar a visão indissociável dos aspectos afetivos e cognitivos da conduta. |
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Reações afetivas em sala de aula: situação lúdica e tarefa escolar: situação lúdica e tarefa escolarAfetividade; Inteligência; Dificuldade de aprendizagem.A epistemologia genética entende a afetividade como a energética da ação e o funcionamento da inteligência dependeria dela, constituindo dois aspectos inseparáveis da conduta. Avaliar a dimensão intelectual não impõe grandes desafios. No entanto, avaliar a dimensão afetiva sem-pre se evidenciam dificuldades por falta de indicadores empíricos para tal fim. Piaget, ao apre-sentar o método clínico, examina tipos de reações observadas durante o exame, podendo ser parâmetros de análise das condutas afetivas de crianças em contextos diferentes daqueles de situações de avaliação. O presente estudo teve como objetivo analisar as reações afetivas de crianças com dificuldade de aprendizagem em situações lúdicas e em tarefas escolares. Partici-param do estudo 12 escolares, sendo 6 com queixa de dificuldade de aprendizagem e seis com bom desempenho escolar, estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental I de uma escola muni-cipal do interior do estado de São Paulo. A idade dos participantes variou de 9 anos e 1 mês a 10 anos e 10 meses. As reações afetivas desses participantes foram observadas em contexto de sala de aula com a turma toda. Foram realizadas seis observações, divididas em dois momentos: atividades propostas pela professora e atividades lúdicas com jogos de regras. Os resultados evidenciaram diferenças de reações afetivas em ambos os grupos com predomínio de reações afetivas positivas nas crianças sem queixa de dificuldade de aprendizagem nas tarefas escolares e lúdicas e nas crianças com queixa predomínio de ausência de reações afetivas positivas apenas nas tarefas escolares. O estudo proporcionou refletir sobre a dimensão afetiva de forma mais ampla trazendo ao educador possibilidades de análise no contexto de sala de aula além de lhe proporcionar a visão indissociável dos aspectos afetivos e cognitivos da conduta.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/532110.36311/1984-1655.2015.v7n1.p133-148Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 7 n. 1 (2015); 133-148Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 No. 1 (2015); 133-148Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 7 Núm. 1 (2015); 133-1481984-165510.5555/repeg.v7i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/5321/3730DELL'AGLI, Betânia Alves VeigaBRENELLI, Rosely Palermoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:27:23Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5321Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:27:23Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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