A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Maria Cleusa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658
Resumo: Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano
id UFF-2_9a38974fecbb83b941150cdb9cd00e7c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5658
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogiaMusicalizaçãoCrecheEducação infantilPedagogiaPedagogiaEste trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humanoAngra dos ReisRequião, Luciana Pires de SáFreitas, Adriano VargasMachado, Rodrigo Corrêa MartinsBernardo, Maria Cleusa Pereira2018-01-26T17:47:56Z2018-01-26T17:47:56Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5658Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-13T16:35:01Zoai:app.uff.br:1/5658Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-13T16:35:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
title A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
spellingShingle A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
Bernardo, Maria Cleusa Pereira
Musicalização
Creche
Educação infantil
Pedagogia
Pedagogia
title_short A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
title_full A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
title_fullStr A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
title_full_unstemmed A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
title_sort A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia
author Bernardo, Maria Cleusa Pereira
author_facet Bernardo, Maria Cleusa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Requião, Luciana Pires de Sá
Freitas, Adriano Vargas
Machado, Rodrigo Corrêa Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Maria Cleusa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Musicalização
Creche
Educação infantil
Pedagogia
Pedagogia
topic Musicalização
Creche
Educação infantil
Pedagogia
Pedagogia
description Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T17:47:56Z
2018-01-26T17:47:56Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135329978712064