Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564 |
Resumo: | Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento. |
id |
UNESP-35_040bd4051be3e6676ba63bca3cee31ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/564 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação ContinuadaOficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação ContinuadaNeste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento. Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/56410.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 95-112Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 95-1121984-165510.5555/repeg.v1i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564/453Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKebach, Patrícia Fernanda CarmemDuarte, Rosangela2022-02-01T17:39:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/564Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:39:41Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
title |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
spellingShingle |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada Kebach, Patrícia Fernanda Carmem Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada |
title_short |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
title_full |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
title_fullStr |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
title_full_unstemmed |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
title_sort |
Oficinas Pedagógicas Musicais: Espaço Construtivista Privilegiado de Formação Continuada |
author |
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem |
author_facet |
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem Duarte, Rosangela |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Rosangela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kebach, Patrícia Fernanda Carmem Duarte, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada |
topic |
Oficinas Pedagógicas, Musicalização, Cooperação, Construtivismo, Formação Continuada |
description |
Neste artigo, procura-se conceituar os espaços das Oficinas Pedagógicas e abordar especificamente o espaço de Oficina de Musicalização Coletiva, como forma de qualificar esse ambiente de ensino e aprendizagem cooperativa. O objetivo do texto é o de resgatar a eficiência dos espaços construtivistas das oficinas e refletir sobre formas de se proporcionar uma formação continuada de qualidade e com um real significado para os envolvidos nos processos educacionais propostos. Finalmente, pretende-se abordar a importância dos trabalhos em grupo e conceituar musicalização e cooperação, trazendo ações possíveis a serem exercidas em forma de Oficinas Pedagógicas na área artístico-musical ainda muito carente de formação. Conclui-se que o ambiente das Oficinas Pedagógicas é um espaço privilegiado de trocas sociais, aprendizagens significativas e construções em qualquer área de conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564 10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2008.v1n2.p95-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/564/453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2008 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 1 n. 2 (2008); 95-112 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 No. 2 (2008); 95-112 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 1 Núm. 2 (2008); 95-112 1984-1655 10.5555/repeg.v1i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037437796352 |