OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética. |
id |
UNESP-35_2258a1896675282135f540505e786254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9203 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULAAlfabetizaçãoAprendizagemJogoEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética.Faculdade de Filosofia e Ciências2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/920310.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 125 - 166Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 125 - 166Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 125 - 1661984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203/5834Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLUCCA, Tatiana Andrade Fernandes deOSTI, Andréia2022-02-01T16:35:48Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/9203Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T16:35:48Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
title |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de Alfabetização Aprendizagem Jogo |
title_short |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
title_full |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
title_sort |
OS JOGOS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO EM SALA DE AULA |
author |
LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de |
author_facet |
LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de OSTI, Andréia |
author_role |
author |
author2 |
OSTI, Andréia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCCA, Tatiana Andrade Fernandes de OSTI, Andréia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Aprendizagem Jogo |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Jogo |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as contribuições dos jogos para o processo da alfabetização. Os jogos são recursos utilizados no contexto escolar, sendo que diversos autores assinalam diferentes contribuições para sua inserção na sala de aula, como por exemplo, o desenvol-vimento cognitivo, motor, afetivo e moral. Em relação aos jogos cujo conteúdo contribui para a alfabetização, destaca-se a possibilidade de trabalho com as pro-priedades da língua, ou seja, com o sistema de escrita alfabético, a consciência fonológica, a morfologia das palavras, seu aspecto semântico, a ampliação de vo-cabulário e, também, a possibilidade de inserção da criança na cultura letrada. Assim, realizou-se um estudo documental dos registros de uma professora que em 2013 planejou e desenvolveu um projeto de jogos com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em anali-sar de que forma a inserção dos jogos pode viabilizar o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético pelos alunos e verificar se os jogos contribuíram para o processo de alfabetização dos discentes. Logo, apresentam-se os jogos utilizados, seus objetivos, a forma de apresentação desses materiais, organização da turma para as partidas e comentários da professora sobre esta experiência. Com base nos relatos docentes e nos registros de aprendizagem dos alunos é possível inferir que os jogos consistem em uma importante ferramenta para o docente planejar ações que atendam as especificidades dos alunos e realizar um trabalho sis-tematizado com a escrita alfabética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203 10.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2019.v11n1.07.p125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/9203/5834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 11 n. 1 (2019); 125 - 166 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 No. 1 (2019); 125 - 166 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 11 Núm. 1 (2019); 125 - 166 1984-1655 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049038373126144 |