Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967 |
Resumo: | Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente. |
id |
UNESP-35_6f9191650a829680159c4f4e138d7d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1967 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativasTeoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação.Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/196710.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)1984-165510.5555/repeg.v3i5reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967/1619Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerpe, Bernadete MachadoRosso, Ademir José2022-02-02T17:46:39Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1967Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:46:39Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
title |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
spellingShingle |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas Serpe, Bernadete Machado Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação. |
title_short |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
title_full |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
title_fullStr |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
title_full_unstemmed |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
title_sort |
Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas |
author |
Serpe, Bernadete Machado |
author_facet |
Serpe, Bernadete Machado Rosso, Ademir José |
author_role |
author |
author2 |
Rosso, Ademir José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpe, Bernadete Machado Rosso, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação. |
topic |
Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação. |
description |
Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967 10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967/1619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010) Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010) 1984-1655 10.5555/repeg.v3i5 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037747126272 |