Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpe, Bernadete Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosso, Ademir José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967
Resumo: Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente.
id UNESP-35_6f9191650a829680159c4f4e138d7d89
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1967
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativasTeoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação.Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/196710.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)1984-165510.5555/repeg.v3i5reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967/1619Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerpe, Bernadete MachadoRosso, Ademir José2022-02-02T17:46:39Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1967Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T17:46:39Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
title Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
spellingShingle Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
Serpe, Bernadete Machado
Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação.
title_short Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
title_full Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
title_fullStr Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
title_full_unstemmed Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
title_sort Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas
author Serpe, Bernadete Machado
author_facet Serpe, Bernadete Machado
Rosso, Ademir José
author_role author
author2 Rosso, Ademir José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpe, Bernadete Machado
Rosso, Ademir José
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação.
topic Teoria de Piaget. Percepção. Aprendizagem socioambiental. Trilha interpretativa. Unidade de conservação.
description Este texto apresenta a discussão de uma perspectiva inovadora em relação às atividades de educação ambiental (EA) desenvolvidas em espaços naturais e ao significado e à abrangência da aprendizagem socioambiental em trilhas interpretativas na perspectiva teórica de Piaget. A especificidade e complexidade dessa aprendizagem têm demandas nem sempre consideradas em seus desafios inerentes. Poucos trabalhos escapam da convergência de propostas sensibilizadoras e perceptivas sem a devida atenção ao significado e conteúdo dessas propostas. A pesquisa teve como objeto a aprendizagem socioambiental a partir da percepção do ambiente pelo visitante na trilha interpretativa (TI) de uma unidade de conservação (UC). Assume-se que a interação do sujeito com a TI se mostra essencial no processo de aprendizagem, já que é essa interação que desencadeia a percepção do indivíduo. Para tanto, sustenta-se que por meio da experiência ativa na TI o visitante pode chegar a um conflito cognitivo, que possibilita a reconstrução do conhecimento em relação ao ambiente. O texto propõe-se responder à questão de como a interação dos visitantes com o ambiente pode gerar situações capazes de promover a aprendizagem socioambiental. Busca-se, assim, evidenciar a possibilidade do aprendizado em uma TI, provocado pelo conflito cognitivo do visitante ao interpretar o ambiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967
10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2010.v3n5.1967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1967/1619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 3 n. 5 (2010)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 No. 5 (2010)
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 3 Núm. 5 (2010)
1984-1655
10.5555/repeg.v3i5
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037747126272