A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolle, Jean-Marie
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2392
Resumo: Contrariamente a certa representação comum para a qual a ciência consiste em descrever o real em sua essência e suas manifestações, a observação consistindo em dar conta desse real o mais exatamente possível, a epistemologia genética mostra que a primeira apreensão do mundo exterior consiste em descrevê-lo tal como ele é, tal como ele se manifesta nos seus aspectos estáticos. É o que se produz com a abstração empírica e o que mostra os processos figurativos do conhecimento. Mas, o mundo, apesar do empirismo, não é cognoscível pelos sentidos, mas pela atividade sensorial (visão, audição, olfação, somestesia, etc.). Ele é, portanto, o produto das estruturas da atividade do sujeito sobre o objeto, que está de acordo com os limites que ele lhe impõe, em um processo de acomodação constante. Assim, o saber provém da atividade sensorial ligada aos aspectos estáticos do objeto, no que ele pode apresentar de particular, de singular ou mesmo de único. O conhecimento, ao contrário, procede de transformações que lhe são impostas pelo sujeito, transformações que exprimem os aspectos dinâmicos e isso por uma atividade operatória (mental). Assim, o real é o produto da atividade humana (ativa e operatória) que o constrói e o reconstrói sem cessar. É nesse sentido que ele consiste na representação que o homem elabora incansavelmente.
id UNESP-35_8e698fb8b7229a7ac27ef182e7158d8d
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2392
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)Saber, conhecimento figurativo e operativo, representação, adaptação, papel do sujeito e do objeto.Contrariamente a certa representação comum para a qual a ciência consiste em descrever o real em sua essência e suas manifestações, a observação consistindo em dar conta desse real o mais exatamente possível, a epistemologia genética mostra que a primeira apreensão do mundo exterior consiste em descrevê-lo tal como ele é, tal como ele se manifesta nos seus aspectos estáticos. É o que se produz com a abstração empírica e o que mostra os processos figurativos do conhecimento. Mas, o mundo, apesar do empirismo, não é cognoscível pelos sentidos, mas pela atividade sensorial (visão, audição, olfação, somestesia, etc.). Ele é, portanto, o produto das estruturas da atividade do sujeito sobre o objeto, que está de acordo com os limites que ele lhe impõe, em um processo de acomodação constante. Assim, o saber provém da atividade sensorial ligada aos aspectos estáticos do objeto, no que ele pode apresentar de particular, de singular ou mesmo de único. O conhecimento, ao contrário, procede de transformações que lhe são impostas pelo sujeito, transformações que exprimem os aspectos dinâmicos e isso por uma atividade operatória (mental). Assim, o real é o produto da atividade humana (ativa e operatória) que o constrói e o reconstrói sem cessar. É nesse sentido que ele consiste na representação que o homem elabora incansavelmente.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/239210.36311/1984-1655.2012.v4n1.p7-24Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 7-24Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 7-24Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 7-241984-165510.5555/repeg.v4i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2392/1945Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDolle, Jean-Marie2022-02-02T18:06:43Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/2392Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T18:06:43Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
title A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
spellingShingle A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
Dolle, Jean-Marie
Saber, conhecimento figurativo e operativo, representação, adaptação, papel do sujeito e do objeto.
title_short A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
title_full A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
title_fullStr A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
title_full_unstemmed A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
title_sort A proposito da construção do sujeito e do real (algumas reflexões)
author Dolle, Jean-Marie
author_facet Dolle, Jean-Marie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolle, Jean-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv Saber, conhecimento figurativo e operativo, representação, adaptação, papel do sujeito e do objeto.
topic Saber, conhecimento figurativo e operativo, representação, adaptação, papel do sujeito e do objeto.
description Contrariamente a certa representação comum para a qual a ciência consiste em descrever o real em sua essência e suas manifestações, a observação consistindo em dar conta desse real o mais exatamente possível, a epistemologia genética mostra que a primeira apreensão do mundo exterior consiste em descrevê-lo tal como ele é, tal como ele se manifesta nos seus aspectos estáticos. É o que se produz com a abstração empírica e o que mostra os processos figurativos do conhecimento. Mas, o mundo, apesar do empirismo, não é cognoscível pelos sentidos, mas pela atividade sensorial (visão, audição, olfação, somestesia, etc.). Ele é, portanto, o produto das estruturas da atividade do sujeito sobre o objeto, que está de acordo com os limites que ele lhe impõe, em um processo de acomodação constante. Assim, o saber provém da atividade sensorial ligada aos aspectos estáticos do objeto, no que ele pode apresentar de particular, de singular ou mesmo de único. O conhecimento, ao contrário, procede de transformações que lhe são impostas pelo sujeito, transformações que exprimem os aspectos dinâmicos e isso por uma atividade operatória (mental). Assim, o real é o produto da atividade humana (ativa e operatória) que o constrói e o reconstrói sem cessar. É nesse sentido que ele consiste na representação que o homem elabora incansavelmente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2392
10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p7-24
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2392
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n1.p7-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/2392/1945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 1 (2012); 7-24
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 1 (2012); 7-24
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 1 (2012); 7-24
1984-1655
10.5555/repeg.v4i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037772292096