Construção de Conhecimento e Psicologia do Desenvolvimento:: Contribuições da Teoria de Piaget
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4277 |
Resumo: | Este texto tem como principais objetivos: 1) apresentar as contribuições da epistemologia genética de Piaget para a compreensão do desenvolvimento psicológico; 2) destacar como as relações entre estrutura e gênese; sujeito e objeto, apontadas por este autor permitem a elaboração de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivo, afetivo e moral; e 3) demonstrar que a epistemologia genética cola-bora para a formulação de novas perguntas para investigações sobre temas contempo-râneos. Para atingir estes objetivos o texto foi organizado da seguinte maneira: inicial-mente como desencadeadora das reflexões aqui apresentadas, será apresentada uma sín-tese das ideias de Piaget expostas em um artigo referente à conferencia ministrada na Kittay Scientific Foundation de Nova York, em 1973 e que foi intitulado Sobre o futuro da Psicologia da Criança. Qual seria o futuro vislumbrado por este autor? Estaria relacionado à Psicologia do Desenvolvimento? Em seguida apontaremos o que o futuro mostrou quanto às pesquisas piagetianas da última década de vida de Piaget, para chegarmos à segunda parte de nossa argumentação; a proposição de Smith (2009) sobre o que chama de epistemologia do desenvolvimento, uma pesquisa interdisciplinar em que a psicolo-gia proporciona as evidencias e a epistemologia genética, a normatividade. Na tentativa de explicitar a discussão proposta por Smith, chegaremos a terceira parte deste texto, na qual lembraremos o estatuto de criança na obra de Piaget, objeto também da Psicologia do Desenvolvimento como área de conhecimento e defenderemos a hipótese de que é possível ter esta perspectiva como base para formular boas perguntas e elaborar inves-tigações sobre temas de desenvolvimento humano que não foram estudados pelo autor. Esta hipótese será ilustrada com exemplos retirados da experiência de orientação de pes-quisas de Iniciação Cientifica, Dissertações e Teses dos últimos cinco anos, assim como será mencionada pesquisa realizada no âmbito do laboratório coordenado pela autora. |
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Construção de Conhecimento e Psicologia do Desenvolvimento:: Contribuições da Teoria de PiagetConstrução de conhecimento; psicologia do desenvolvimento; teoria de PiagetEste texto tem como principais objetivos: 1) apresentar as contribuições da epistemologia genética de Piaget para a compreensão do desenvolvimento psicológico; 2) destacar como as relações entre estrutura e gênese; sujeito e objeto, apontadas por este autor permitem a elaboração de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos cognitivo, afetivo e moral; e 3) demonstrar que a epistemologia genética cola-bora para a formulação de novas perguntas para investigações sobre temas contempo-râneos. Para atingir estes objetivos o texto foi organizado da seguinte maneira: inicial-mente como desencadeadora das reflexões aqui apresentadas, será apresentada uma sín-tese das ideias de Piaget expostas em um artigo referente à conferencia ministrada na Kittay Scientific Foundation de Nova York, em 1973 e que foi intitulado Sobre o futuro da Psicologia da Criança. Qual seria o futuro vislumbrado por este autor? Estaria relacionado à Psicologia do Desenvolvimento? Em seguida apontaremos o que o futuro mostrou quanto às pesquisas piagetianas da última década de vida de Piaget, para chegarmos à segunda parte de nossa argumentação; a proposição de Smith (2009) sobre o que chama de epistemologia do desenvolvimento, uma pesquisa interdisciplinar em que a psicolo-gia proporciona as evidencias e a epistemologia genética, a normatividade. Na tentativa de explicitar a discussão proposta por Smith, chegaremos a terceira parte deste texto, na qual lembraremos o estatuto de criança na obra de Piaget, objeto também da Psicologia do Desenvolvimento como área de conhecimento e defenderemos a hipótese de que é possível ter esta perspectiva como base para formular boas perguntas e elaborar inves-tigações sobre temas de desenvolvimento humano que não foram estudados pelo autor. Esta hipótese será ilustrada com exemplos retirados da experiência de orientação de pes-quisas de Iniciação Cientifica, Dissertações e Teses dos últimos cinco anos, assim como será mencionada pesquisa realizada no âmbito do laboratório coordenado pela autora.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/427710.36311/1984-1655.2014.v6n0.p129-140Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 (2014): Edição Especial; 129-140Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 129-140Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 (2014): Edição Especial; 129-1401984-165510.5555/repeg.v6i0reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4277/3106Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Thereza Costa Coelho de2022-02-07T18:51:16Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4277Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:51:16Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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