Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3574 |
Resumo: | Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participação de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre disciplinas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela abertura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD. |
id |
UNESP-35_a7a4cad1ab54cc21886c6ff18114301c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3574 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genéticainterdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico.Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participação de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre disciplinas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela abertura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/357410.36311/1984-1655.2013.v5n2.p103-129Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 103-129Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 103-129Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 103-1291984-165510.5555/repeg.v5i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3574/2763Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCharczuk, Simone BiccaAragón, Rosane2022-02-07T17:21:04Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3574Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T17:21:04Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
title |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética Charczuk, Simone Bicca interdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico. |
title_short |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
title_full |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
title_sort |
Interdisciplinaridade na Educação a Distância:: Uma leitura a partir da Epistemologia Genética |
author |
Charczuk, Simone Bicca |
author_facet |
Charczuk, Simone Bicca Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico. |
topic |
interdisciplinaridade, educação a distância, projeto político pedagógico. |
description |
Considerando a interface das temáticas interdisciplinaridade e educação a distância, neste trabalho realizamos a análise do projeto político pedagógico (PPP) de um curso a distância, com o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é proposta no mesmo. Para tanto, valemo-nos da abordagem conceitual oferecida pela epistemologia genética acerca do conceito de interdisciplinaridade. Como metodologia de escolha optamos pela pesquisa documental, elegendo como documentos de análise o projeto do curso utilizado para o seu cadastramento junto ao Ministério da Educação, bem como o Guia do Professor, o qual continha o PPP do curso e era entregue a todos os docentes que nele atuaram. A análise demonstrou que o PPP previa a articulação dos componentes curriculares para além da divisão em disciplinas fechadas e a participação de vários profissionais de diversas áreas no compartilhamento das interdisciplinas e elaboração das atividades. Tais elementos aproximam-se das ideias expressas por Piaget sobre a interdisciplinaridade como assimilação recíproca/relação entre disciplinas e como possibilidade de múltiplas conexões entre disciplinas promovida pela abertura para a livre passagem de uma matéria a outra. Considera-se que os conhecimentos construídos neste trabalho contribuem para refletir não só sobre a proposta do curso analisado, mas também fornecem subsídios para pensar a implementação de projetos interdisciplinares na EaD. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3574 10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p103-129 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3574 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p103-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3574/2763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 5 n. 2 (2013); 103-129 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 No. 2 (2013); 103-129 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 103-129 1984-1655 10.5555/repeg.v5i2 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037862469632 |